quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Perguntas e Respostas: Ajuda em um roteiro pelo Peru, Chile e Bolívia

Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no blog? Vamos à pergunta de hoje!

Boa noite. Decidi hoje fazer uma viagem, muito em cima da hora, já que viajo no inicio de setembro, e acredito muito que você possa me ajudar. Estou indo do Rio de Janeiro para Cuzco, conhecer Machu Picchu (ainda não sei se agüento ir andando). Voltarei à Cuzco e irei para Arequipa pela Viação Cruz Del Sur. Acontece que estou pesquisando e eu travei nessa parte! Queria saber se tem como me ajudar a planejar. Estou na dúvida entre ir pra Arica, de lá fazer a travessia do Atacama para Uyuni e então de lá pra La Paz. Ou fazer o inverso. Li em alguns lugares que sai mais barato partindo da Bolívia. Tenho ainda até o fim do mês pra voltar à Cusco para retornar ao Rio. Por favor, preciso da sua ajuda. Marcelle.

Oi Marcelle, tudo bem? Sobre sua dúvida, acho o seu roteiro fica um pouco melhor se você fizer no sentido Cuzco - Arequipa - Arica - San Pedro de Atacama - Uyuni - La Paz - Cuzco. É claro que esse é um roteiro bem longo, que vai envolver alguns trechos em ônibus noturnos, o que pode ser um pouco cansativo se você não estiver acostumada. Ainda mais se levarmos em consideração que os ônibus na Bolívia não costumam ser muito confiáveis (e nem muito confortáveis).

O trecho Cuzco - Arequipa parte às 20h ou 20h30 e leva aproximadamente 10 horas e a melhor opção mesmo é a Cruz del Sur, como você mencionou.

O trecho Arequipa - Tacna - Arica você terá que fazer durante o dia, indo de ônibus até Tacna e de lá cruzando a fronteira chilena em direção à Arica. Os ônibus da Cruz del Sur não te levam até Tacna e você terá que usar outra empresa, como a Flores, por exemplo. O trecho Arequipa - Tacna leva aproximadamente cinco horas. Contanto com o procedimento de imigração e ainda pegar um táxi ou coletivo até Atica, acho que você chegará a Arica no meio da tarde.

Arica não tem muito para se fazer, acho que uma noite lá é o suficiente para você descansar e partir no dia seguinte rumo à San Pedro de Atacama. De Arica para San Pedro, os ônibus da Turbus levam 11h30, partindo às 22h e chegando no dia seguinte às 9h30.

Em San Pedro você consegue contratar o passeio para Uyuni sem problemas. Pode ser que saia um pouco mais caro comprando o passeio no Chile (não tenho certeza disso, já que fiz o passeio a partir da Bolívia mesmo). Mas acho que se você pechinchar pode conseguir um bom preço e a diferença não justifica mudar todo o seu roteiro. Mas fique uns dias em San Pedro antes de sair para o Salar, já que a região tem algumas atrações que vale a pena conhecer.

Chegando a Uyuni, é possível pegar um ônibus noturno para La Paz no mesmo dia que você chegar do passeio. Fique uns dois ou três dias em La Paz e vá conhecer também Copacabana, que merece uns dois dias.

De Copacabana existem ônibus para Puno, que merece uma parada de uma noite para conhecer as ilhas flutuantes. E de Puno são aproximadamente seis horas de ônibus para Cuzco, o seu destino final!

Acho que, no geral, esse é um bom roteiro, e se você tiver dias suficientes, dá pra fazer sem muita correria e com tempo para aproveitar cada local e ainda descansar um pouco dos muitos ônibus noturnos que você vai ter que pegar. Bom, espero ter ajudado um pouco nas suas dúvidas... e qualquer outra pergunta que você tiver, é só escrever...


Nenhum comentário:

Postar um comentário