sexta-feira, 14 de junho de 2013

Perguntas e Respostas: Sacando dinheiro na África do Sul

Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Olá Niquet! Parabéns pelo post! Excelente dicas. Em outubro farei minha primeira viagem internacional para estudar, ficarei um mês na África do Sul, Cidade do Cabo. Nesse momento estou com muitas dúvida relacionadas a dinheiro. O que você sugere me sugere? Pensei em levar um cartão de múltiplo (débito & crédito) com a função internacional ativada mais um cartão de crédito internacional adicional e também uns U$100,00 dólares na mão.  Uma dúvida: como faço para sacar dinheiro? Por exemplo meu Banco é o Santander, caso no Santander não tenha caixa ou agência na Cidade do Cabo. Como faço? Muito obrigado! Grande abraço, Rodrigo.

Olá Rodrigo, tudo bem? Eu acho que o seu planejamento em relação ao dinheiro está correto. Levar um cartão de débito para efetuar os saques diretamente da sua conta, em moeda local, é a melhor opção na minha opinião. É fácil, prático e mais econômico. Mas é também importante não se esquecer de levar outro cartão (de débito ou crédito) para emergências (como roubo, bloqueio involuntário ou perda do outro cartão) e também um pouco em espécie, também para evitar qualquer tipo de transtornos ou imprevistos. Eu geralmente levo um pouco mais de US$ 100, talvez duzentos ou trezentos, mas acho que o importante é ter um pouco de dinheiro para emergências.

Em relação à como efetuar os saques, você não precisa usar um caixa do Santander (ou de qualquer banco específico). Você vai poder sacar em qualquer caixa automático, desde que ele aceite a bandeira do seu cartão (Visa ou Mastercard, que normalmente são aceitos em todas as máquinas). Assim que chegar ao aeroporto da Cidade do Cabo, logo após a imigração e depois de recolher a sua bagagem, procure um caixa automático (ATM) e saque o maior valor permitido. Assim, você economiza na taxa cobrada pelo banco (que é um valor fixo por saque) e não precisa ficar sacando dinheiro toda hora. Só não se esqueça de liberar o seu cartão de débito na função saques no exterior! Isso já aconteceu com alguns amigos meus e foi a maior confusão!


Espero ter te ajudado e, qualquer outra pergunta, é só escrever! Abraços, Luiz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário