sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Perguntas e Respostas: Tirando o visto para a China


Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Oi Luiz, tudo bem? Ainda não decidi para qual cidade vou, não sei se Datong ou Xian. O que quero resolver primeiro é  o visto chinês. Vou fazer igual a você e vou reservar qualquer coisa e depois mudo. Você sabe se tem algum problema? Ou se lá na hora, caso eu decida ir pra Xian ou Datong eles vão exigir  alguma coisa? Como é esse roteiro? Preciso especificar as atrações que pretendo ir ou só as datas? Obrigada. Abraços, Raquel.

Oi Raquel, tudo bem? Conseguir o visto chinês é bem fácil (apesar da lista um pouco grande demais de documentos e exigências). No consulado do Rio de Janeiro, fiz tudo de forma bastante simples e também bem rapidamente. Fui ao consulado uma vez para solicitar o visto (levando todos os documentos necessários) e depois retornei na semana seguinte para pegar o visto (e levar o comprovante de pagamento da taxa consular).

Como eles exigiam um roteiro completo da viagem, incluindo a reserva de hotéis para todos os dias do roteiro, eu tive que improvisar, já que não costumo ter tudo isso pronto até dias antes de partir (e quase sempre parto sem ter todas as reservas feitas). Por isso, alterei o meu roteiro (que envolvia originalmente reserva em seis hotéis diferentes) e entreguei à funcionária do consulado um roteiro com apenas três cidades (Pequim, Xi'An e Xangai), e aproximadamente cinco noites passadas em cada uma das cidades. Fiz a reserva nesses três locais através do site Booking.com e, assim que o meu visto foi concedido, eu retornei ao Booking.com e cancelei as reservas. E só então comecei a procurar hotéis nas cidades em que eu realmente iria me hospedar, e nos dias corretos também.

O roteiro que eu entreguei no consulado era bastante simples, contendo apenas os dias da viagem e o nome das cidades ao lado de cada dia. Ela olhou rapidamente o roteiro e as reservas de hotéis, sem confrontar com muita atenção. Conferiu também o formulário preenchido, minha passagem aérea e a minha declaração de imposto de renda e foi só isso. Não se atentou muito à documentação e nem fez perguntas. Apenas conferiu se eu tinha preenchido todo o formulário corretamente (e eu tinha esquecido de preencher um campo) e me devolveu os demais papéis.

Quase todos que estavam na fila junto comigo conseguiram solicitar o visto sem problemas, com raras exceções. A maioria dos problemas foi causado por pessoas que não estavam com a documentação completa conforme exigido no site do consulado - além do caso de uma outra senhora que resolveu brigar com a atendente pela demora no atendimento e aproveitou gritar que a China era subdesenvolvida e atrasada (uma atitude não muito inteligente). Nesse caso, a atendente a mandou embora sem o visto.

Depois de buscar o visto na semana seguinte, não tive nenhum outro problema na hora da imigração (super rápido e sem nenhuma pergunta) ou dos trajetos ao longo do meu roteiro. Na hora de sair da China, também não tive problemas. Novamente, nenhuma pergunta, e um carimbo de despedida.

Como eu levei tudo organizado e impresso, dentro de uma pastinha, ela até me agradeceu por facilitar o trabalho dela! Então, é só levar todos os documentos, impressos e organizados, ser simpática com a atendente, preencher tudo corretamente, e acho que não haverá problemas! Boa viagem e continue nos visitando sempre!

Ah, para mais informações sobre como tirar o visto para a China, não deixe de ler esse post, onde explico tudo em detalhes.


Um comentário:

  1. Olá Luiz! Tudo bem? Descobri seu blog hoje, e já estou virando fã! hehehe

    To pensando em ir pra China no próximo ano novo chines, ou seja janeiro e fevereiro de 2014. Você sabe se já posso pedir o visto agora, ou não tem necessidade? Pelo que já li aqui no blog, o processo é bem rápido e em uma semana retiro o visto. Só fico com receio de deixar para um ou dois meses antes e ter algum tipo de problema.

    Abcs,

    ResponderExcluir