quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Perguntas e Respostas: Comentários sobre um roteiro pelo Marrocos


Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Fala Niquet! Tudo bem? Meu roteiro a princípio é o seguinte. A princípio decidi visitar bem só o sul de Marrocos (Marrakech e proximidades) e depois ficar alguns dias na região de vinícolas da Alentejo, em Portugal. Chego a Marrakech dia 10/02 e do dia 15/02 até 18/02 pretendo alugar um carro em Marrakech e ir para Ouarzazate. Depois, ficar em Ouarzazate e utilizá-la como base para alguns day-trips ou então dormir uma noite em Merzouga e voltar para Ouarzazate. De Ouarzazate até Merzouga tem 2 caminhos. Pretendo ir pelo caminho que passa por Agdz- Vale do Draa – Nkob- Tazzarine – Alnif – Rissani e voltar pelo caminho que passar por Gargantas do Todra – Boulmane – Kelaat M’gouna – Skoura. Além disso, você acha tranquilo fazer esse trajeto de carro? Há hotel para dormir em Merzouga ou tem que dormir em acampamento nômade? A viagem para Marrocos é tranqüila? Muita gente insistindo para vender as coisas? É perigoso andar por lá? E dirigir? Ao viajar por cidades menores como esse trajeto acima, é tranqüilo ir parando para tirar fotos, entrar nos Kasbah e em Ati Benhaddou? Quais hotéis você ficou em Marrakech, Ouarzazate e Merzouga? Se tiver mais alguma dica, será bem vinda.


Olá, Leo! Eu vi o quadro com o seu roteiro dia-a-dia (muito útil!) e acho que seu roteiro está legal, só com algumas coisinhas que não entendi direito. No dia 13 de fevereiro, você pretende fazer um day trip pra Essaouira, né? Acho que vale a pena conhecer a cidade e, apesar de um day-trip não ser muito tempo para um lugar tão bonito quanto Essaouira, considerando o seu roteiro corrido, acho que é uma boa idéia... Você pode fazer esse trajeto de ônibus, e é bem simples e fácil. Pegue o primeiro ônibus pela manhã (compre no dia anterior na estação de trem) e compre logo também o bilhete de retorno, para o fim da tarde ou início da noite. Aproveite e passe o dia caminhando nas muralhas e na cidade histórica, que é muito bonita. O tempo de viagem entre Essaouira e Marrakech é de 3 horas, mais ou menos. 

Em relação à visita ao deserto, acho que você poderia conhecer o deserto em M'Hamid, uma vila na região de Zagora. Junto com Merzouga, M'Hamid é outro local onde você pode visitar o deserto no Marrocos, com a vantagem de que M'Hamid fica bem mais próximo de Ouarzazate (enquanto Merzouga fica mais próximo de Fez)

Assim, você partiria de Marrakech no dia 14/2, e passaria o dia dirigindo até Ouarzazate, com uma parada no caminho em Ait-Benhaddou, que é a principal atração turística dessa região. A estrada é linda, num cenário deslumbrante. O tempo de viagem entre Marrakech e Ouarzazate é de 5 horas, mas com a parada em Ait-Benhaddou e outras paradas para fotos e almoço, você deve levar o dia todo no trajeto.

Descanse o dia seguinte, conhecendo as outras as atrações de Ouarzazate e no próximo dia (16/2) você seguiria viagem de Ouarzazate até M'Hamid, em outro trajeto memorável pelo Vale do Draa. O trajeto entre Ouarzazate e M'Hamid deve levar algo em torno de 5 horas, talvez um pouco mais contando com as muitas paradas para tirar fotos.

A alternativa, que seria sair de Ouarzazate para Merzouga, seria bem mais longa. É até possível dirigir de Ouarzazate para Merzouga em um só dia, mas seria uma longa viagem. Eu acabei fazendo isso para poupar tempo, mas sai do hotel às 8h ou 9h da manhã em Ouarzazate e cheguei à Merzouga quando já estava escuro. Achei um pouco puxado, e para você que retornaria à Ouarzazate e depois à Marrakech, vale mais a pena se manter no sul do país e ficar em M'Hamid ou Zagora.

O dia 17/2 você passaria em M'Hamid, conhecendo o deserto ou fazendo algum passeio pela manhã. E no meio da tarde você partiria para um tour no deserto, com uma noite nas dunas - que é uma experiência incrível e imperdível. Eu fiz isso em Merzouga, e dizem que em M'Hamid é tão bonito quanto. 

No dia seguinte (18/2), você deve voltar bem cedo pela manhã para o hotel, para tomar o café da manhã. Se você partir logo depois do café, consegue chegar à Marrakech no fim do dia (vai ser um longo dia, mas é possível). Dorme em Marrakech e no dia seguinte volta à Portugal.

Acho que assim, com esse roteiro, você consegue aproveitar bem Marrakech (2 dias e meio na cidade), passa um dia em Essaouira, conhece Ait-Benhaddou (um patrimônio da humanidade) e Ouarzazate, e ainda passa uma noite no deserto. E poupa muito tempo de estrada, que você gastaria indo até Merzouga e voltando, o que eu acho que não seria possível fazer com tão pouco tempo.

Um alternativa seria partir direto para M'Hamid no dia 15/2, ganhando assim um dia no roteiro, que poderia ser usado em Marrakech na volta do deserto.

De uma forma geral, dirigir nas estradas do Marrocos foi bem tranqüilo, bem melhor do que eu esperava. As estradas são boas, não existem pedágios, e no interior do país não havia muito trânsito. Então eu conseguia ir bem rápido, poupando tempo. Parei para tirar fotos várias vezes sem problemas. Mas nos pontos mais turísticos (como Ait Benhaddou) sempre tem algumas pessoas tentando vender alguma coisa e puxando papo. Só fique esperto com essas pessoas simpáticas, porque no final sempre vão te oferecer alguma coisa. E normalmente por um preço absurdo. Por mais que você pechinche, sempre vai pagar caro! Tome cuidado, mas também não há necessidade de ser paranóico.

Em Marrakech, por outro lado, o trânsito é um caos. Então, apenas fique atento quando for dirigir dentro da cidade, e procure pegar a estrada o mais rapidamente possível Ouarzazate é uma cidade pequena, e o trânsito lá é tranqüilo.

Os hotéis no Marrocos em geral são bons, e até mesmo em Merzouga eu consegui um Riad bem legal, chamado Riad Mamouche. Sobre M'Hamid eu não posso te confirmar com certeza, mas acredito que seja do mesmo nível de Merzouga. Não deixe de procurar no Tripadvisor e organizar os hotéis com antecedência. Em Ouarzazate eu fiquei hospedado no Mercure, e foi muito bom. E em Marrakech eu fiquei em um Riad excelente chamado Riad Andalla. Todos esses hotéis tem sites e é possível reservar pelo internet, que foi o que eu fiz.

Não esqueça também de reservar o seu carro pela internet, antes de sair do Brasil. Assim, você consegue alugar o carro por um preço bem menor. Eu aluguei por um site chamado Economy Car Rentals, e o preço foi 29 euros por dia, para um aluguel de 7 dias.

Mas não há motivo para se preocupar. Feche o roteiro da viagem, reserve os hotéis e o carro e depois é só aproveitar! Apesar de algumas dificuldades com os vendedores insistentes que enchem um pouco o saco, a viagem para o Marrocos foi tranqüila e nunca me senti em perigo de ser assaltado, ou nada do tipo. O importante é sempre pesquisar e muito e sair daqui com tudo planejado.

Qualquer outra dúvida que você tiver, é só me escrever! Abraços, Luiz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário