quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Como conseguir o visto para o Vietnã em Bangkok


Para aqueles que não puderem ou não desejarem conseguir o visto para o Vietnã antes de sair do Brasil (e principalmente para quem for entrar no Vietnã por terra, e assim não tiver a opção de utilizar o visto on line), uma alternativa é tirar o visto em Bangkok, o principal hub dos viajantes brasileiros no sudeste asiático.

Conseguir um visto em Bangkok é bastante simples e não é tão demorado assim.  Antes de qualquer coisa, você deve se dirigir à embaixada do Vietnã em Bangkok:

Endereço: 83/1 Wireless Road, Lumpini, Pathumwan, Bangkok 10330.
Telefone: 66 (0) 2 251 5836-8
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 16:30.

É necessário preencher um formulário, levar duas fotos no formato de passaporte e pagar uma taxa de 1800 Bahts (aproximadamente 60 dólares). O processo de emissão do visto demora de três a quatro dias, mas se você precisar de um visto mais rapidamente (em um dia útil ou até para o mesmo dia) você pode solicitar uma entrega expressa, pagando uma taxa extra (para o visto ser emitido no dia seguinte o valor total sai a 2300 Bahts, para o mesmo dia, 2800 Baht)

Para maiores informações e outros detalhes, visite o site oficial da Embaixada do Vietnã em Bagkok.

Porém, para quem não se importar em pagar um pouco a mais, é também possível solicitar o seu visto em diversas agências de viagem espalhadas pela cidade (principalmente na região de Khao San Road, o reduto backpacker de Bangkok). Mas como a embaixada é localizada numa região de fácil acesso utilizando o eficiente transporte público local (na verdade fica bem ao lado de onde eu me hospedei quando estive na cidade), não sei se vale a pena pagar mais para alguém fazer o trabalho para você, já que tudo é muito simples e fácil de fazer por conta própria.

Lembrando sempre que, se você chegar ao Vietnã de avião, é muito mais simples e barato conseguir o visto online, conforme expliquei nesse post.

Ah, é também possível conseguir o visto para o Vietnã no Camboja – e muitas vezes pode sair mais rápido e mais barato do conseguir o visto em Bangkok. Em breve postarei mais informações sobre mais essa alternativa...


6 comentários:

  1. Belo post, obrigado pelas informações!
    Irei para o sudeste asiático no ano que vem e estava em dúvida se eu deveria tirar o meu visto para o Vietnã pela internet ou na embaixada em Bangkok. Como irei chegar no Vietnã (Ha Noi) de avião, vou optar mesmo pelo visto online!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, você já solicitou o seu visto? Foi tudo tranquilo e sem problemas? Abraços!

      Excluir
  2. Olá Luiz, tenho uma outra dúvida: ao chegar de avião em um país em que os brasileiros são isentos de visto para turismo (como na Tailândia e Malásia, por exemplo), é preciso apresentar a passagem de volta (ou de saída para outro país) dentro do período de estadia permitido? Se, por exemplo, eu comprar apenas uma passagem de ida para Bangkok, terei problemas ao desembarcar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, eu não me recordo de terem pedido a minha passagem de volta quando cheguei na Tailândia. Mas acho que vale a pena você confirmar essa informação com a embaixada. Afinal, não é bom arriscar nessas coisas, né. Se você tiver qualquer passagem de volta para o Brasil já é uma boa ajuda, claro... Abraços e volte sempre, hein!

      Excluir
  3. Ola Luiz estive a ver o site para pedir o pre-visto (o mais barato) mas eles falam em service fee (nós vamos pedir multiplas entradas) 13 USD e noutra coluna falam em stamp fee 65 USD. O que é isto de stamp fee?
    As multiplas entradas podem ser por ar ou por terra, certo?
    Obrigada,
    Mariano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? A taxa de serviço é o valor que a empresa que te fornecerá a carta cobra pelo serviço dela, enquanto o "Stamp Fee" é o valor do visto em si, cobrado pelo governo. O "Service Fee" você tem que pagar quando solicita a carta, enquanto o "Stamp Fee" você pagará no momento da entrada no país, em dinheiro e em dólares. Para um visto simples de uma entrada, eu paguei um "Stamp Fee" de 25 dólares. Provavelmente o valor maior é porque o visto que você deseja é o de múltiplas entradas.

      Sobre a forma de entrada no país, eu acredito que a primeira entrada tenha que ser por ar (como é o caso de um visto simples de uma entrada), mas as demais entradas poderiam ser por terra. Mas, para evitar qualquer transtorno, eu acho melhor você conferir essa informação com a empresa pela qual você solicitar o visto.

      Ah, e não deixe de nos visitar sempre, hein!! :o)

      Excluir