quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Perguntas e Respostas: Gasto médio, por dia, no Sudeste Asiático


Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Oi Luiz, tudo bem? Cara, li seu relato do sudeste asiático e fiquei encantado.  Vez ou outra abro seu blog e vejo - babando! - os seus posts também sobre a região, África, etc.. Gostaria muito de te fazer umas perguntas. Ouvi dizer que no sudeste asiático o gasto médio diário pra um mochileiro é de 30 a 40 dólares. É isso mesmo ou tão exagerando? Estou achando muito barato... Creio que o maior empecilho é a passagem aérea. Não achei com menos de quatro mil reais, ida e volta. Qual a melhor época pra ir lá, em razão dos preços? Mês de Janeiro, Julho ou Outubro compensa ir? Te agradeço a atenção! Verner.

Oi Verner, tudo bem? Eu acho que o gasto médio diário de uma viagem depende muito do estilo de cada viajante. Eu, por exemplo, não me considero um viajante econômico - acho que sou mais um viajante de gastos médios. Eu costumo me hospedar em quartos duplos de albergues, guesthouses ou pequenos hotéis. E também gosto muito de jantar em restaurantes - pelo menos de vez em quando - e costumo também pegar um ou outro vôo ao longo dos meus roteiros. Enquanto isso, existem outros viajantes que ficam sempre em dormitórios, comem sempre na rua ou preparam a sua própria comida, e quase nunca pegam um vôo inteiro durante as suas viagens. Então, em um só país ou região, o orçamento de uma viagem por variar muito, dependendo de quem está viajando!

Durante a minha última viagem ao sudeste asiático, eu gastei em média, 70 dólares por dia, por pessoa. Isso incluindo todos os gastos - até mesmo os três vôos que peguei ao longo do roteiro (um deles um trecho muito caro entre Siem Reap e Bangkok). Mas durante a viagem, eu não economizei quase nada, e pude aproveitar ao máximo os passeios, restaurantes, etc. 

Eu acho sim que é possível alguém gastar de 30 a 40 dólares por dia, dependendo de estilo de viagem. Em algumas cidades eu fiquei hospedado em ótimos guesthouses por cerca de 40 ou 50 dólares por casal. E conheci outros viajantes que estavam hospedados em alguns albergues bem simples por menos de cinco dólares por dia. E as comidas de rua são muito, muito baratas – uma boa forma de economizar! Então, é um orçamento possível, só é necessário um bom planejamento - e uma boa dose de autoconhecimento, para reconhecer qual é o seu estilo de viagem, e planejar de acordo com isso.

Em relação à melhor época para conhecer a região, eu acho que o mês de Janeiro é o melhor período, em relação ao clima. Mas como é alta temporada, os preços podem estar um pouco mais altos - principalmente em relação às passagens aéreas e hotéis.

Mas o preço médio de um vôo até essa região está em torno disso tudo mesmo. Eu, quando viajei, paguei três mil e quinhentos reais, pela KLM. Mas na época a taxa de câmbio era outra, e os preços aumentaram um pouco desde então. Mas vale sempre ficar de olho em eventuais promoções. Eles não são assim tão comuns para essa região, mas vai que pinta alguma coisa? Abraços e boas viagens!

3 comentários:

  1. Oi Luiz, tudo bem. 

    Estou planejando uma viagem de 29 dias para o sudeste asiático e gostaria de saber a sua opinião sobre o roteiro, se não for muito incômodo.

    Muito obrigado pela ajuda, 

    grande abraço, Henrique.

    Eis o roteiro:
    Dia 18/01 rio - Dubai

    Dias 19 e 20 - Dubai 

    dia 21 voo Dubai- SIN

    Dias 21 e 22 Singapura 

    dia 23 Sin- BKK

    Dias 23, 24,25 bangkok

    Dia 26 Ayuthaya. 

    Dia 27 BKK - REP

    Dias 27, 28 e 29 Siem Reap

    Dia 30 REP-VTE 

    Dias 30 e 31 Vientiane

    Dia 1 VTE-LPQ

    Dias 1 e 2 de fevereiro - luang prabang

    Dia 3 LPQ-CNX -

    Dias 3, 4 e 5 Chiang Mai

    Dia 6 CNX-SAMUI 

    dias 6,7 e 8 Samui 
    dia 9 USM-KBV 12:20-13:15 

    Dias 9 e 10 krabi

    Dias 11,12,13,14,15 phuket e Phi phi
    Dia 16 phuket Dubai 
                                              
    Dia 16 Dubai

    Dia 17 Dubai - rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique, tudo bem? Obrigado pela visita ao Cruzando Fronteiras, e continue nos visitando sempre, hein!

      Sobre o seu roteiro, algumas considerações: tente visitar Ayuthaya em um Day-trip a partir de Bangkok. As duas cidades são bem próximas, e fazendo isso você poupa o trabalho e o tempo de se deslocar com mochilas ou malas, e também procurando hotéis, fazendo check-in, etc. Você pode passar o dia em Ayuthaya e no dia seguinte partir de Bangkok rumo à Siem Reap. Falando nisso, como você planeja ir de Bangkok para Siem Reap? Você pode ir de avião (que é bem rápido, mas bem mais caro), ou então ir por terra. O trajeto por terra é um pouco complexo, e te tomaria um dia inteiro. Então, vale a pena considerar essas opções, levando em consideração o seu orçamento e a relação custo/benefício.

      Eu, infelizmente, não conheço o Laos, então não posso te passar muitas informações sobre essa parte do seu roteiro. Só fique atento ao deslocamento entre Siem Reap e Vientiane e, principalmente, entre Luang Prabang e Chiang Mai. Eu não possuo muitas informações sobre esses trechos, mas pelo que eu ouvi falar, esse ultimo trecho pode demorar bastante (envolvendo um trajeto por barco e inclusive um pernoite, se não me engano).

      No mais, acho que o seu roteiro está bem legal. Você vai curtir bastante a Tailândia (incluindo o norte do país e as praias), e ainda conhecer as principais atrações do Laos e também Siem Reap. É uma pena que você não vai poder passar por Phnom Penh, que é uma cidade interessante, com atrações históricas importantes. Mas, o seu roteiro está legal e acrescentar mais uma cidade iria deixá-lo bem corrido.

      Bom, se tiver alguma outra dúvida, é só escrever! Se eu puder, será um prazer ajudar! Abraços!

      Excluir
  2. Oi Luiz, valeu pelas dicas!

    Eu pretendo fazer todos os deslocamentos de avião mesmo. Prefiro pagar mais e não ter que me estressar em longas viagens por terra. Entre Siem Reap e Vientiane devo ir pela Lao Airlines, assim como os trechos Vientiane-Luang Prabang e Luang Prabang-Chiang Mai. Alias, vc conhece alguém que já andou nessa cia aérea?

    Quanto a Ayuthaya, devo fazer o day trip partindo de Bangkok, como vc sugeriu. Qual é o melhor meio de ir até lá? Ônibus, trem ou taxi?

    Phnom Pehn estava originalmente no meu roteiro, mas achei também que ficaria corrido. Quem sabe passo lá quando for pro Vietnã!?

    Você acha que o roteiro está muito corrido? Queria ficar mais tempo em Cingapura e Luang Prabang, mas teria que abrir mão de alguma outra cidade.

    Por fim, 3 dias são suficientes para explorar Angko Wat? Qual o melhor lugar para ficar em Siem Reap?

    Obrigado pela ajuda e parabéns pelo blog! Alias, gostei do seu roteiro pela China, só acho que deveria pensar em incluir Macao, caso haja tempo. Todos elogiam muito a Lãs Vegas do Oriente.

    Grande abraço, Henrique.

    ResponderExcluir