terça-feira, 23 de outubro de 2012

Os dez melhores destinos para 2013, pelo Lonely Planet


Os consagrados viajantes do Lonely Planet, autores de alguns dos mais vendidos guias de viagem do mundo, acabaram de publicar a relação dos melhores destinos e principais apostas para o ano de 2013. A relação traz algumas surpresas, como Madagascar, as Ilhas Salomão e o Sri Lanka. E também algumas opções consagradas (principalmente para nós, brasileiros), como a Turquia e o Equador. Veja abaixo a relação completa dos países selecionados. E não deixe de nos mandar a sua opinião!

1 – Sri Lanka

O Sri Lanka foi afetado tragicamente pelo tsunami de 2004, e ainda sofre as conseqüências de uma guerra civil que durou de 1983 até 2009 e manteve muitas áreas do país inacessíveis até para os mais intrépidos viajantes. Mas agora as coisas melhoraram, e a indústria do turismo começa a florescer. Aproveite que os preços ainda estão baixos e que o número de viajantes ainda é pequeno e vá conhecer esse país antes que as hordas de turistas o invadam!

2 – Montenegro

A natureza foi generosa e criativa com esse pequeno país, produzindo paisagens icônicas, como a Baía de Kotor e as lindas praias da região. Mas não se esqueça de levar, além da roupa de banho, um bom par de botas de trekking, já que o interior do país rivaliza com o seu lindo litoral, e é ideal para trilhas, tanto a pé quanto de bicicleta. Só tente evitar os meses de julho e agosto, quando o país é invadido por turistas europeus em suas férias de verão.

3 – Coréia do Sul

Sem muito estardalhaço, a Coréia do Sul vem se firmando como um excelente destino para atividades ao ar livre, desde o tradicional golfe, até a pesca esportiva e as caminhadas. Apesar se ser um país ainda relativamente desconhecido dos turistas ocidentais, a Coréia do Sul vem se despontando rapidamente, e quem sabe 2013 será o ano em que irá surgir com força no cenário internacional?


4 – Equador

A rede ferroviária do Equador está sendo radicalmente remodelada, e deve reabrir em 2013 com novas linhas conectando a cosmopolita Quito com a cidade litorânea de Guayaquil. Os trilhos devem conectar também o famoso vulcão de Cotopaxi (localizado a 5.900 metros de altitude) e o Nariz del Diablo, no que deverá ser a linha férrea mais íngreme e assustadora do mundo ocidental! 



5 – Eslováquia

Duas décadas após o fim da antiga Tchecoslováquia, a pequena República Eslovaca se transformou numa das economias que mais crescem na Europa, principalmente após a sua entrada na União Européia. Atualmente, o país luta para se tornar um destino turístico mais conhecido, e ir além das tradicionais pistas de esqui baratas. 2013 pode ser o ano em que o país romperá as antigas barreiras e se tornará um destino europeu completo e badalado.

6 – Ilhas Salomão

Esqueça a imagem que você tem dos destinos no Pacífico. Esqueça os grandes e luxuosos resorts. Viajar para as Ilhas Salomão é como voltar no tempo. No lugar dos enormes complexos turísticos, pense em hotéis ecológicos ou hospedagem nos pequenos vilarejos locais. E, é claro, nos melhores locais do mundo para a prática do mergulho. No passado, o turismo no país foi prejudicado pela ausência de vôos comerciais, pela dificuldade no transporte interno e até pela guerra civil. Mas atualmente as coisas estão bem melhores, não há previsão de novos conflitos, e até os mosquitos parecem menos perigosos!

7 – Islândia

Pergunte a qualquer turista que tenha visitado a Islândia e verá que todos desenvolvem um amor incondicional por essa pequena ilha, seja pelo belo cenário, pelos pratos deliciosos ou pelo povo hospitaleiro. A atual crise financeira – que desvalorizou a moeda local em 75% – também ajudou a tornar o turismo no país bem mais barato. Mas existe a expectativa que a moeda volte a se valorizar ao longo do próximo ano. Então, vá antes de seja tarde – e caro – demais!

8 – Turquia

A Turquia vem rapidamente crescendo no cenário turístico internacional. Hordas de turistas lotam o país ao longo do ano, em especial durante o verão europeu. Mas as empresas aéreas de baixo custo e a excelente rede de transporte rodoviário permitem escapar dos locais mais visitados e desbravar territórios onde um turista ainda é uma visão rara. Então, aproveite a fuja do caminho mais trilhado e descubra uma nova e fascinante Turquia!



9 – República Dominicana

No primeiro trimestre de 2012, a Republica Dominicana viu o número de turistas no país crescer 8,4%. Com uma maior oferta de vôos internacionais e um grande número de cruzeiros aportando na ilha, cada vez mais viajantes optam por aproveitar essa terra de praia e sol que não deixa nada a dever a qualquer outro destino caribenho.



10 – Madagascar

Após anos de instabilidade política e econômica, que impediu o desenvolvimento do turismo local, Madagascar parece estar, finalmente, retomando o rumo do crescimento. Esse é o momento certo para visitar o país, antes que os agentes de viagem voltem a prestar atenção a essa ilha africana. Mas prepare-se para uma visão de outro mundo: a fauna e a flora locais não podem ser comparadas àquelas encontradas em nenhum outro lugar no planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário