terça-feira, 25 de setembro de 2012

Perguntas e Respostas: Trocando dólares no Vietnã.

Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Olá Luiz, tudo bem? Minha pergunta é a seguinte: lá No Vietnã as despesas (hotel, condução, etc..) podem ser pagos em dólar? Ou tem de trocar o dinheiro? Se tiver, você poderia indicar o melhor lugar em Ho Chi Minh? E sabe como é o câmbio por lá? Muito obrigado e abraços! Elcio.

Olá Elcio, tudo bem? No Vietnã, não é muito comum pagar as despesas em dólares, principalmente coisas pequenas, como ônibus, restaurantes, entradas em museus, etc. Acho que pode sim ser possível pagar os hotéis diretamente em dólares, mas isso vai depender do local onde você estiver hospedado. De qualquer forma, é sempre melhor você utilizar a moeda local no dia a dia, reservando os dólares para despesas maiores, ou eventuais emergências. O mesmo vale para a Tailândia. No Camboja, ao contrário, o dólar substitui a moeda local, e pode ser usado para qualquer compra do dia-a-dia.

Durante a minha viagem, eu não levei dólares e, portanto, não fiz câmbio. Ao invés disso, eu utilizei sempre o meu cartão de débito para fazer saques nos caixas automáticos, retirando o dinheiro diretamente da minha conta corrente no Brasil. Com o cartão, eu podia usar qualquer caixa (e existem muitos, muitos espalhados por lá) e sacar diretamente em moeda local, o que era prático, fácil e seguro. Assim, não tive que me preocupar em achar um local com uma taxa boa e que fosse seguro.

O único problema é que cada caixa automático possui um limite diferente de saque. Ou seja, cada caixa te permite sacar até um certo montante de cada vez. E você, para economizar as tarifas bancárias (já que o Itaú me cobra nove reais por saque), deve procurar um caixa que te permita sacar o máximo de uma só vez. Mas, como os caixas são abundantes, não é muito complicado testar o seu cartão em dois ou três caixas antes de decidir pela melhor opção.

Leia mais sobre como usar o seu cartão de débito no exterior nesse link.

Mas se você preferir levar dinheiro em espécie, tente fazer o câmbio no hotel onde você está hospedado, que é uma opção mais segura. Mas não deixe de conferir a taxa cobrada e comparar com alguns outros lugares (outros hotéis, agências de viagens, etc.) e optar pela mais barata, principalmente se a diferença for considerável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário