domingo, 30 de setembro de 2012

Festival do Rio 2012: para viajar (de novo) sem sair da cidade


O ano de 2012 passou voando e já estamos no final de setembro. Isso significa que está começando uma nova edição do muito aguardado Festival do Rio de cinema. De 27 de setembro a 11 de outubro, o Festival é uma excelente oportunidade para nós, cariocas (e brasileiros) apaixonados por viagens e por cinema, nos permitindo viajar sem sair da cadeira do cinema.

Com uma incrível variedade de filmes, a mostra exibe algumas obras de culturas distantes, que dificilmente encontrariam espaço no concorrido circuito de cinema da cidade. São filmes latinos, africanos, asiáticos e também europeus, que mostram um outro lado do cinema que nem sempre temos oportunidade de assistir.

Nessa última sexta feira, o primeiro dia de exibições abertas ao público, saí um pouco mais cedo do trabalho e pude aproveitar duas sessões.  A segunda delas, que começou às 19h30 no Centro Cultural da Justiça Federal, merece um destaque especial.

É o documentário O Mundo Diante Dela (The World Before Her, no original), dirigido pela indiana Nisha Pajuha. O filme inicia em Mumbai, onde vinte jovens concorrem ao título de Miss Índia. Para elas, vencer o concurso representa não apenas fama e dinheiro, mas alcançar a liberdade numa sociedade patriarcal conservadora. Em outra parte do país, num campo de treinamento da Durga Vahini, ala feminina de um grupo fundamentalista hindu, meninas aprendem a manusear armas e cantar slogans de ódio contra muçulmanos e cristãos. Paradoxalmente, os dois grupos de jovens sofrem com a manipulação e o machismo da sociedade. Esse excelente obra traça um retrato fiel e sincero das tensões de um complexo país em transição.

Para aqueles que puderem, vale a pena conferir esse filme no Festival. Ele será exibido novamente nessa segunda feira, dia 01 de outubro, no Estação SESC Botafogo. Mas quem não puder assistir a essa obra, não deixe de conferir outros grandes filmes em exibição no Festival. Eu com certeza não vou perder!


Nenhum comentário:

Postar um comentário