sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Perguntas e Respostas: Passeio de balão na Capadócia, em novembro


Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Oi! Também estou planejando uma viagem à Turquia, no meio de novembro. O site está sendo muito útil, obrigada! Tenho uma duvida: você acha que nessa época dá pra fazer o famoso passeio de balão na Capadócia? E será que pego muita chuva?! Estou na duvida se essa é mesmo uma boa época pra ir pra lá ou se deixo pra depois e altero meu destino...  Muito obrigada! Abraços. Beth.

Olá, Beth! Tudo bem? Antes de qualquer coisa, muito obrigado pela visita ao Cruzando Fronteiras! Espero ver você sempre por aqui, hein!

Apesar de eu ainda não ter visitado a Turquia (por enquanto!) e, portanto, não ter experiências em primeira mão para te passar, pelo que eu pesquisei e andei lendo na internet nos últimos meses, acho que o mês de novembro é uma época razoável para se visitar Istambul, Capadócia e o restante da Turquia. Não é um dos melhores períodos, mas também não é tão negativo quanto o auge do inverno (dezembro, janeiro e fevereiro). Apesar de já estar um pouco frio (o que seria o lado negativo de viajar época), esse período também tem pontos positivos, como preços mais baixos e atrações mais vazias (ou menos cheias). Tradicionalmente, a temporada alta para o turismo na Turquia vai de março a outubro. Novembro seria, então, o primeiro mês da baixa temporada.

A temporada de balões na Capadócia vai de março ao final de novembro, então acho que será possível sim fazer o famoso passeio (e esse é o meu plano, claro!). Para aumentar as chances de conseguir um bom vôo, vale a pena reservar uns três dias para conhecer a região da Capadócia e marcar o seu passeio logo para o primeiro dia. Assim, se alguma eventualidade fizer o seu passeio ser cancelado, você ainda tem duas outras chances de voar!

Mas mesmo fora da temporada de balões, ainda é possível voar. Um amigo viajante visitou a Turquia em janeiro e, apesar do frio e da neve, fez um passeio de balão em Goreme e adorou! Mas acredito que, nessa época, os vôos não sejam tão freqüentes, o que deve dificultar o planejamento.

Mas, de uma forma geral, eu não acho que seja necessário cancelar a sua viagem ou alterar o seu destino. Com um bom planejamento, a Turquia tem muito a oferecer em qualquer época do ano. E eu estou muito ansioso para chegar a minha vez de conhecer esse país incrível!


4 comentários:

  1. Legal! Valeuzão pela resposta! :)

    ResponderExcluir
  2. Excelente post. Estou, com meu marido, planejando ir na última semana de novembro.
    O frio tb não é impecilho pra nós, mas de qq forma penso em enviar um e-mail pras operadores de voo de balao e perg se realmente operam na ultima semana de novembro.
    Ir à Capadócia e não voar de balao, prefiro adiar o destino. ;)

    ResponderExcluir
  3. Qual é o melhor período para viajar à Turquia e à Capadócia? Ligia S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lígia, tudo bem? Eu acredito que as melhores épocas para uma viagem à Turquia sejam a primavera (abril e maio) e o outono (setembro e outubro, quando o clima estará mais agradável, nem tão frio nem tão quente, e as multidões que lotam o pais nas férias de julho e agosto ainda não terão chegado ou já terão partido. Mas é claro que a Turquia é um excelente destino para o ano todo, e o importante é planejar a sua visita de acordo com a época do ano, explorando as vantagens e desvantagens de cada período. Espero ter te ajudado e muito obrigado pela visita, hein!

      Excluir