quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Perguntas e Respostas: Algumas perguntas sobre o Marrocos


Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Olá Luiz, tudo bem? Meu nome é Fernanda e viajo para o Marrocos no dia 18/10/2012, saindo de Madri. Já li varias vezes seu relato sobre os 17 dias no Marrocos e tem sido referencia para planejar a minha viagem. Antes de mais nada, parabéns pela escrita concisa, texto informativo e sem ser longo demais e pela riqueza de detalhes. Gostaria de fazer algumas perguntas, se não for um incomodo para você. Obrigada mesmo pela atenção. Abraços, Fernanda.

1 - Porque você foi alugar um carro em Essaouira e não em Marraquexe? Nós pretendemos alugar um carro também e ficou essa duvida.

2 - Eu vou viajar com um casal de amigos, mas em um ponto da viagem, vou ficar sozinha por dois dias, estarei em Essaouira e quero ir a El Jadida e depois voltar para Marraquexe, para no dia seguinte fazer um bate e volta para Oukaimeden (uma estação de esqui).  Você desaconselha viajar esses lugares desacompanhada?

3 - Você conhece Oukaimeden? Eu não consegui achar muita coisa sobre ela em termos práticos, tipo como ir, se da para fazer um bate e volta de Marraquexe, se fecha em alguma época do ano, coisas assim. 

Olá Fernanda, tudo bem?  Muito obrigado pelas suas palavras! Fico feliz que você tenha gostado do meu relato e, principalmente, que ele esteja sendo útil no planejamento da sua próxima aventura. Com 17 dias disponíveis, acho que você vai conseguir montar um roteiro bem legal, para conhecer com mais profundidade e mais calma esse país incrível (e muito bonito) que é o Marrocos. Mas vamos às suas perguntas! E qualquer outra dúvida que você tiver, é só escrever! Abraços, Luiz.

1 – Bom, eu também tive esse dúvida quando estava montando o meu roteiro! Eu acabei optando por pegar o carro apenas em Essaouira, porque eu não tinha planos de usar o carro durante o meu período nessa cidade e nem em Marraquexe. Esses são lugares onde um carro não é necessário, já que as principais atrações ficam próximas ou dentro da medina, onde o carro não pode entrar. Sendo assim, pegando o carro no aeroporto de Essaouira, eu economizaria alguns dias do aluguel do carro, que não me serviria em nada e representaria um gasto extra. Mas antes de me decidir, eu fiz uma pesquisa de preços, e vi que buscar o carro em Essaouira ou Marraquexe custaria o mesmo, então eu optei por ir até Essaouira de ônibus e voltar já com o carro, em direção à Ouarzazate. Depois, eu retornei o carro em Fez, no final da minha viagem.

2 – Durante a minha viagem, eu encontrei algumas meninas viajando sozinhas pelo Marrocos. Todas me falaram que não estavam tendo problemas por viajar sozinhas (a não ser um ou outro incômodo, como gracinhas e coisas do tipo). Além disso, logo após o meu retorno ao Brasil, minha Irmã viajou para o Marrocos acompanhada apenas de uma amiga. Elas passaram mais de uma semana no país e, apesar de serem duas meninas, aproveitaram bastante, sem nenhum problema. Então, eu acho que você não precisa se preocupar por ficar sozinha, principalmente por ser apenas dois dias. Só tente se vestir discretamente e não se incomode com eventuais gracinhas (ou mesmo alguma mão boba) que você certamente enfrentará!

3 – Durante o planejamento da minha viagem, eu cheguei a procurar algumas informações sobre Oukaimeden. Mas, como acabei retirando essa cidade do meu roteiro, não fui muito a fundo na minha pesquisa. De qualquer forma, tente procurar algumas informações no site Wikitravel ou então no fórum do Lonely Planet. Esses são sempre minhas principais fontes de pesquisa. Eu vou tentar ver se acho alguma coisa no guia Lonely Planet que comprei para a minha viagem. Se achar alguma informação útil ou interessante, eu te repasso! Mas, pelo que eu andei lendo rapidamente na internet, eu acho que a época para esqui é em janeiro ou fevereiro e não sei se você conseguiria aproveitar o resort em outubro. De qualquer forma, a estação fica apenas a 45 quilômetros de Marraquexe, e não deve ser difícil chegar lá, principalmente se você for de carro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário