segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dica de Leitura XI – Viajando de Trem Através da China, por Paul Theroux


Aproveitando a proximidade da minha viagem à China (falta um pouco mais de dois meses!), comecei a reler um excelente livro, que li pela primeira vez quando tinha pouco mais de 15 anos, e que me marcou bastante. Foi o primeiro grande livro de viagens que eu li, e o primeiro desse excelente escritor chamado Paul Theroux, que veio a se tornar meu escritor predileto.

O livro foi um presente do meu avô, que talvez tenha passado para mim sua paixão por viagens. Ler esse clássico da literatura de viagens me fez começar a sonhar com uma aventura pela China e o extremo oriente. E me fez também planejar (sonhando) inúmeras aventuras pelo mundo afora. Mais de quinze anos depois, me pego imaginando mais uma viagem à China – mas dessa vez uma viagem real, que se aproxima!

O livro é um detalhado relato de uma viagem de mais de um ano pelos mais inóspitos e isolados cantos da China, sempre de trem. O autor descreve em detalhes, com seu estilo crítico e ácido, uma China em transformação, no final da década de 1980. Esse é um livro obrigatório para todos os apaixonados por viagens. Recomendo, e muito!


4 comentários:

  1. Niquet,

    Já tinha lido essa indicação em algum outro post seu. Estou na metade do livro! É realmente muito rico em detalhes e o interessante é que mesmo já ter sido escrito há algum tempo, conseguimos identificar particularidades que até hoje rolam na China e outras que já não acontecem há tempos!

    Também indico o livro, para quem tem interesse em viajar pela China e pelo mundo, pois a ideia de sair desde a Inglaterra e atravessar tudo de trem até a parte mais oriental da China, realmente, é de se admirar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Léo! Tudo beleza? Eu nem me lembrava de já ter recomendado esse livro em outro post! Bom, mas fica o reforço, né!

      Falando em livros, eu já comprei pela internet dois outros livros de viagem, passados na China, que parecem ser muito bons! O nome do autor é Stanley Stewart, e os dois livros chamam "Nas Fronteiras Celestiais" e "No Império de Gêngis Khan". Assim que eu acabar de ler, eu posto aqui a minha impressão.

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá Luiz!

    Ainda não tive oportunidade de ler o livro, mas aproveitando o ensejo, vou te indicar o site www.seat61.com, que é o guia online mais completo que eu já vi sobre viagens de trem. Na minha viagem a china consegui muita informação nele.

    Um abraço,
    Ricardo Born

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Ricardo, tudo bem? Eu sou um fã desse site e sempre uso ele em meus planejamentos! Ontem mesmo eu passei um bom tempo lendo sobre os trens e as ferrovias chinesas. Estava procurando informações sobre como reservar e comprar bilhetes de trem na China, com antecedência... Vou aproveitar a sua dica e fazer um post recomendando esse site! É uma ótima pedida mesmo...

      Abraços!

      Excluir