quinta-feira, 21 de junho de 2012

Perguntas e Respostas: Sudeste Asiático, quando ir?


Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Fala Luiz! Tudo bem? Andei lendo seus posts relativos aos vistos na Tailândia, Camboja e Vietnã. Estava pensando em ir a estes países agora em Outubro/Novembro, mas ano passado fiquei sabendo de várias enchentes na Tailândia, aí desanimei. Você sabe dizer algo sobre isso? Outubro e novembro é uma época ruim de chuvas para estes três países? É calor, né? Como eu fiquei na dúvida referente ao clima lá, pensei em mudar minha viagem para a Turquia, e aí vi que você pretende também ir pra lá em breve. Você já tem notícias quanto ao clima na Turquia em outubro e novembro? Pelo que percebi, já vai estar esfriando, mas acho que o frio é no leste do país, e para lá não pretendo ir. O máximo ao leste que iria é para a Capadócia. Tem alguma dica quanto ao clima lá nessa época? Um abração! Vamos nos falando! Vinicius.

Fala Vinicius, tudo bem? O melhor período para se visitar a Tailândia e os demais países da região são os meses de "inverno", compreendidos entre Novembro e Fevereiro, quando as temperaturas estão um pouco mais baixas e as chuvas já diminuíram. A região central da Tailândia (onde Bangkok está localizada) fica muito quente a partir de março, com temperaturas normalmente acima dos 40 graus. No sul da Tailândia, por outro lado, as temperaturas são mais estáveis ao longo do ano, já que a região fica mais próxima do Equador.

A alta temporada para o turismo na região vai do início de novembro ao fim de março. Se você quiser evitar as multidões (e essa região fica mesmo muito cheia nesse período), tente visitar em períodos alternativos, mas é preciso tomar cuidado com as chuvas. Outubro é o mês mais chuvoso do ano, e as enchentes são relativamente comuns (como ficou claro no ano passado!), então vale a pena tomar cuidado com isso.

Não sei ao certo as datas da sua viagem e nem o período que você permanecerá na região. Mas, se possível, deixe a Tailândia para o final. Em novembro, início da alta temporada, as chuvas já deverão ter diminuído, e o clima ficará mais agradável para passear.

Em relação ao Vietnã, é mais difícil se prever o clima em cada período, principalmente devido à variedade natural do país. Em Hanói e na região de Sapa, o inverno pode ser muito frio - e até nevar nas montanhas do extremo norte! E em Ho Chi Minh e na região do Delta do Mekong, por outro lado, mesmo no inverno as temperaturas ficam sempre acima dos 30 ou 35 graus!

Eu viajei em janeiro por esses países e passei um certo frio no norte do Vietnã (aproximadamente 5 graus em Hanói) - e o clima também estava bem chuvoso, uma chuva fina e fria. Mas nada que atrapalhasse muito a viagem (mas tive que comprar alguns casacos extras). Acho que em outubro ou novembro, você pegará um clima um pouco melhor no Vietnã.

De acordo com o site do Lonely Planet, o mês de outubro é o melhor para visitar o Vietnã, juntamente com abril e maio. Então, pode ser uma boa começar a sua aventura pelo Vietnã e ir avançando aos poucos em direção à Tailândia.

Camboja pode ser visitado em qualquer época do ano. O mês de outubro marca o fim do período de chuva, mas elas tendem a ser fortes e isoladas, então não devem atrapalhar muito a viagem.

Eu ainda não conheço a Turquia (pelo menos não até novembro!), mas estou muito ansioso e acho que essa deve ser uma viagem excelente. Outubro é um bom período para se visitar o país, já que o inverno não vai ter chegado e o clima ainda deve estar agradável (eu vou em novembro, quando o frio estiver começando a chegar). Entretanto, por enquanto o sudeste asiático foi a minha viagem preferida e acho que você não deveria desistir de conhecer a região por causa do clima. Vale a pena pesquisar mais um pouco e pensar em um roteiro que te permita conhecer ao máximo de cada lugar, apesar das dificuldades do clima.

Continue pesquisando e planejando. E qualquer dúvida ou pergunta, é só escrever! Abraços! Luiz.


Um comentário: