quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dez dias na Turquia – roteiro preliminar


Eu sei que ainda faltam mais de quatro meses para o dia do embarque. Mas eu não posso evitar. Com tanta antecedência, já passo meus dias sonhando com o próximo roteiro e, sempre que me sobra um tempo, pesquisando alguma coisa sobre a Turquia e a China. Os guias Lonely Planet já não saem na minha mochila. E os engarrafamentos diários entre o Rio de janeiro e Niterói me proporcionam tempo de sobra para manter minha leitura em dia.

Por considerar a Turquia um país menos complexo do que a China (e bem menor, evidentemente), iniciei meu planejamento pelo primeiro país do meu roteiro. Como tenho apenas dez dias para conhecer esse local de tantos atrativos, tive uma certa dificuldade em escolher quais cidades e regiões visitar. Mas, no final, acho que consegui bolar um trajeto que englobasse as principais atrações. Pelo menos para uma primeira visita.

Veja abaixo o roteiro preliminar dessa primeira parte da minha viagem. É claro que muitas coisas podem mudar até o dia 31 de outubro. E eu não espero que seja diferente. Os roteiros são flexíveis e mutáveis até mesmo durante a viagem e nada é certo quando se está viajando. Mas, eu acredito que planejar uma viagem é fundamental, para evitar surpresas e permitir que um viajante aproveite o máximo de cada lugar, principalmente quando o tempo é escasso. E o máximo de conhecimento prévio é importante até para se mudar de idéia no meio da viagem!

Bom, vejam o que vocês acham e me enviem dicas e sugestões. Melhor do que um guia, só a opinião de quem já esteve lá!

Dia 01 – Chegada à Istambul às 21h35.
Dia 02 – Istambul
Dia 03 – Istambul
Dia 04 – Istambul
Dia 05 – Istambul. Às 20h10, vôo para Kayseri pela Pegasus Airlines. Chegada às 21h25. Carro nos leva até o hotel em Goreme.
Dia 06 – Goreme
Dia 07 – Goreme
Dia 08 – Goreme. À noite, ônibus noturno para Pamukkale (Denizli).
Dia 09 – Chegada pela manhã em Pamukkale. Visita a Pamukkale e segue de ônibus para Selçuk (aprox. 3 a 4 horas).
Dia 10 – Selçuk / Éfesus
Dia 11 – Selçuk. Às 18h15, vôo para Istambul pela Pegasus Airlines. Chegada às 19h15. Partida para a China.


2 comentários:

  1. Oi!
    Também estou planejando uma viagem à Turquia, no meio de novembro. O site está sendo muito útil, obrigada!
    Tenho uma duvida: vc acha que nessa época dá pra fazer o famoso passeio de balão na capadócia? E será que pego mt chuva?! Estou na duvida se essa é mesmo uma boa época pra ir pra lá ou se deixo pra depois e altero meu destino...
    Mt obrigada!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, tudo bem? Respondi à sua dúvida em um novo post, tá?
      Abraços e obrigado pela visita!!

      Excluir