quarta-feira, 2 de maio de 2012

Vocês votaram e escolheram! (bem, pelo menos parcialmente)


Após quase dois meses de votação, chegou ao fim nossa enquete! Com participação recorde de 61 viajantes, o destino mais votado foi a Turquia e Grécia, com 16 votos (26% do total). Em um distante segundo lugar, com 11 votos (18% do total), ficou o Egito, formando um trio juntamente com o Israel e a Jordânia. Completando o pódio, a incrível Índia, com nove votos (14%). Em seguida apareceram Cuba (8), China (7), México (4) e Laos (4).

O voto de vocês influenciou muito a minha decisão, mas outros fatores também pesaram bastante na escolha final. Como vocês já sabem, no próximo novembro irei para a China, com uma longa escala de 10 dias no Turquia. Uma inesperada promoção na Turkish Airlines fez com que eu me decidisse antes do prazo final – e me levou novamente ao extremo oriente. Desta vez, rumo ao gigante vermelho.

Uma passagem para a China, com direito a uma parada intermediária (ainda por cima em Istambul!), por R$ 2.400, não é algo que se possa ignorar facilmente. Foi tentação demais para mim. E assim ficou decidia a minha próxima aventura.

Mas aproveitei o stop-over permitido pela companhia turca para seguir o conselho de vocês e descobrir, mesmo que rapidamente, os principais atrativos desse país magnífico que é a Turquia, cheio de história e beleza. Apesar de dez dias ser muito pouco para tudo o que o país tem para oferecer, espero, ao menos, me deliciar em Istambul, cruzar o Bósforo, passear de balão pela Capadócia, admirar as ruínas de Éfeso e a beleza natural de Pamukkale. Para apenas dez dias, não é nada mal!

A visita à Grécia, infelizmente, ficará para outra oportunidade. Mas a própria Turquia, na sua enorme oferta de atrativos, dispõe de muitas maravilhas da civilização grega para matar um pouco a minha vontade de Atenas.

E a China não foi muito lembrada pelos visitantes do blog – qual seria a razão? Com apenas sete votos (incluindo o meu próprio, confesso) ficou bem atrás nessa enquete. Mesmo assim, acho que os vinte dias que passarei por lá serão muito bem aproveitados. Afinal, a Muralha da China, a Cidade Proibida ou o Exército de Terracota estão no topo da lista de quase todos os viajantes!

Ainda não comecei a planejar meu roteiro (mas já comprei o Guia Lonely Planet China 2012, que servirá de base às minhas pesquisas). Mas certamente essas atrações vão estar no topo da minha lista. Porém, a China é muito mais do que isso. Apenas caminhar pelas pequenas ruas de cidades históricas como Pingyao, ou apreciar a beleza natural de lugares como Huangshan são experiências únicas e marcantes. Isso sem falar no povo local, na sua cultura, gastronomia...

Eu continuo contando com vocês para ajudar a montar meu roteiro, e também para escolher meus próximos destinos. É só me escrever! E não deixe de votar nas próximas enquetes... Logo, logo, uma nova pesquisa estará no ar!  

2 comentários:

  1. Olá Luiz. Eu perdí essa votação. Pela experiência que tive esse ano, votaria no México. Mas, anota aí: o México vale muito a pena. Quem sabe numa próxima oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe! Assim que eu retornar da China, já coloco outra votação para vocês me ajudarem a decidir a próxima viagem!!

      Excluir