domingo, 13 de maio de 2012

Perguntas e Respostas: Visto para a Arábia Saudita – é possível?


Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Bom dia! Planejo uma viagem para a Arábia Saudita em agosto para encontrar um amigo brasileiro lá. Minha intenção é ficar de 10 a 15 dias e gostaria de dicas sobre como tirar o visto. Viajarei sozinha. Grata, Fabiana.

Fabiana, bom dia! Eu, pessoalmente, não tenho experiência em relação a viagens para a Arábia Saudita. Então, não posso te passar muitas informações em primeira mão sobre a questão do visto para o país. Porém, pesquisando sobre o assunto na internet, eu consegui algumas dicas que podem ser úteis para você, nessa sua difícil missão.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a Arábia Saudita é considerada um dos países mais difíceis de se visitar, e a concessão de vistos de turismo é bem restrita (ou mesmo impossível). Segundo informações do site Wikitravel (www.wikitravel.org), o país geralmente não concede vistos para mulheres viajando sozinha, então isso tem que ser levado em consideração na hora de você tentar obter o visto. Além disso, não são concedidos vistos para cidadãos de Israel ou qualquer pessoa que tenha visitado este país nos últimos anos (e que tenha evidência dessa visita no passaporte).

 Os vistos de turismo geralmente são emitidos apenas através de agências de turismo licenciadas para tal, e apenas para grupos de no mínimo quatro pessoas (mas as agências podem reunir viajantes solitários em grupos maiores no momento da solicitação do visto). Segundo informações no fórum do Lonely Planet (www.lonelyplanet.com), a concessão de vistos de turismo foi suspensa no final de 2010, sem uma previsão oficial de retorno. Existem casos de viajantes independentes que conseguiram um visto, mas são exceções, e em caso bastante específicos. Então, vale entrar em contato diretamente com alguma das agências oficiais de turismo para uma posição atualizada sobre o assunto. As agências autorizadas para a emissão de vistos são: 


Geralmente eles só conseguem o visto para quem contrata um tour, mas vale a pena perguntar.

Devido à dificuldade para a obtenção do visto, acho que seria mais fácil se o seu amigo tentasse conseguir o visto para você diretamente na Arábia Saudita. Acho que ele teria maiores chances do que você tentando obter o visto independentemente. Mas isso é só um palpite, e acho que você tem um bom desafio à frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário