terça-feira, 24 de abril de 2012

Perguntas e Respostas: De Fez ao deserto marroquino


Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Olá Luiz, desculpe perturbar no seu e-mail, mas vi seus comentários sobre uma viagem que fez a Fez e vi que você sabe bem sobre o Marrocos. Eu moro na França e vou aproveitar o feriado do dia 08/05 para passar quatro dias em Fez. Tenho duas duvidas: Onde ficar (vi seus comentários sobre o Riad Andalla, e já estou procurando aqui). Vi também que você foi ao deserto de carro alugado. Ir ao deserto é uma coisa que queria muito, mas estarei sozinho e estou achando poucas opções de passeio para quem for sozinho. Um suposto guia turístico pegou o meu e-mail num fórum aqui do site Mochileiros.com e entrou em contato comigo, mas estou meio desconfiado. Você conseguiria me dar algum conselho nesses pontos? Obrigado! Abraços, Ronaldo.

Olá Ronaldo, tudo bem? O Riad Andalla, que eu mencionei em outro post, fica em Marraquexe. É uma excelente opção, mas acho que fica para uma próxima viagem, né? Em Fez, eu acabei optando por ficar fora da Medina e próximo à estação de trens. Isso acabou me ajudando ao longo do meu roteiro, já que parti de trem rumo à Casablanca. Por isso, me hospedei no Hotel Ibis. Eu achei o local muito bom, e inclusive fiz uma boa resenha no site Tripadvisor. Se quiser, é só conferir nesse link.

Mas, em uma primeira visita, eu recomendo que você fique em um Riad, dentro da Medina. É uma experiência única e uma boa oportunidade para se conhecer um pouco mais da cultura local e do estilo de vida marroquino. Eu, infelizmente, não posso te recomendar nenhum Riad na Medina de Fez, mas acho que uma busca rápida no site Tripadvisor pode te ajudar bastante! 

Para conhecer o deserto a partir de Fez, principalmente para quem viaja sozinho, a melhor opção é pegar um ônibus noturno em direção à Rissani. Essa cidade fica a apenas alguns quilômetros de Merzouga que, por sua vez, fica a beira das incríveis dunas do deserto marroquino. Os ônibus partem diariamente de Fez, às 21h, e chegam a Rissani às sete da manhã do dia seguinte. O bilhete custa 150 Dirhrams, o que equivale a aproximadamente 15 Euros. Se você reservar a sua hospedagem em Merzouga com antecedência, é bem provável que o Riad envie alguém para te buscar na parada final do ônibus. Acredito que essa seja a maneira mais rápida e prática de se chegar ao deserto - principalmente para quem dispõe de pouco tempo e não deseja alugar um carro.

Em Merzouga, eu fiquei hospedado em um local muito agradável chamado Riad Mamouche. Além de prestarem um ótimo serviço por um preço razoável (a hospedagem custa 25 euros por pessoa, ou 30 euros para quem optar pelo serviço de meia-pensão), eles ainda organizaram todo o passeio pelo deserto (que incluía um pernoite), por um preço bem baixo. Para informações mais detalhadas, veja a crítica que escrevi no Tripadvisor. Eu recomendo!

Sobre o guia do site Mochileiros, acho que não vale a pena arriscar. Mesmo que ele seja um guia autêntico (o que ninguém pode garantir), é perfeitamente possível viajar e conhecer o Marrocos sem a companhia de um guia ou sem pacotes caros oferecidos pelas agências de viagem. Só é preciso planejar com cuidado e antecedência!

Bom, espero ter te ajudado um pouco em seu planejamento e, qualquer outra dúvida, é só escrever! Abraços!

5 comentários:

  1. Oi Luiz Fernando, sou eu Joana, gostei muito das suas ponderações e sugestões. Quando for planejar minha próxima viagem vou te escrever pra vc me ajudar a afazer o reteiro. Bjo. Jô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jô, tudo bem?? Obrigado pela visita! Vai ser um prazer ajudar nas suas futuras férias - se eu puder, né, já que você é mais viajante do que eu! Beijos!

      Excluir
  2. Olá Luiz, me chamo Danillo e estou em Portugal e estou programando uma viagem a Marrocos para o começo de junho. Poderia me tirar umas dúvidas?
    Vou para Tanger e dá para Fez e por fim Marrakesh (a escolha foi porque tais cidades estão próximas) mas se tiver alguma cidade entre Tanger e marrakesh que vc acha mais interessante pode me dizer.
    De qual dessas cidades é mais fácil ir ao deserto? E como contrato um passeio de um dia sem pernoite?
    Estava lendo e não entendi bem esse negócio de Riad...
    E por fim, qual é o melhor meio de se locomover entre estas cidades?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilo, tudo bem? Obrigado pela visita! Espero ver você sempre por aqui, hein...

      Quanto tempo você vai ficar no Marrocos? Existem muitas cidades interessantes por lá, além dessas que você mencionou. Um delas é Chefchaouen, que fica entre Tanger e Fez. Com certeza vale uma passada por lá.. Mas é claro que isso depende de quanto tempo você tem disponível!

      Para visitar o deserto, é mais prático você ir por Fez, conforme eu descrevi no post acima. Você precisaria apenas pegar um ônibus até Rissani, e de lá ir para algum Riad em Merzouga. Riads são um tipo específico de hotéis, mais parecidos com guesthouses. São construções históricas, com decoração típica e tradicional. É uma forma bem interessantes de hospedagem. E vale a pena você passar pelo menos algumas noites hospedado em um Riad - seja em Merzouga, Fez ou Marraquexe.

      Em relação ao deslocamento, entre Tanger, Fez e Marraquexe, a melhor opção é o trem. É prático, rápido e barato. Mas, para ir ao deserto, você deverá pegar um ônibus ou então alugar um carro.

      Bom, qualquer outra dúvida, é só me escrever! (aqui pelo Blog, ou então por e-mail)

      Abraços! E volte sempre!

      Excluir
    2. Obrigado pelos esclarecimentos, Luiz. Eu ficarei 5 dias e o principal desejo é conhecer o deserto. O que dá para fazer, ou que cidades dá para conhecer em 5 dias?

      Abraços.

      Excluir