segunda-feira, 5 de março de 2012

Perguntas e Respostas: Europa em agosto?


Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Oi Luiz, tudo bem? Adorei seus posts sobre "Onde ir e onde não ir" em determinado mês. Mas ainda tenho uma duvida.  Eu e meu noivo estamos planejando uma viagem para Europa de 26 dias (a principio nosso roteiro: Roma, Veneza, Barcelona, Paris e Londres – não necessariamente nesta ordem. Você acha que são muitas cidades?). Pensamos em ir em agosto de 2012, achando que as ferias já teriam terminado e economizaríamos. Porém, uma amiga que mora na Itália disse que este é um dos piores meses, pois é época de ferias na Europa e tudo e relativamente mais caro. Isto e verdade? Qual mês você nos recomendaria? (Levando em consideração que já estamos em março e ainda não fechamos nada). Se você puder nos ajudar, seria ótimo! Obrigada, Simone.

Oi Simone, tudo bem? Antes de mais nada, obrigado pela visita ao Cruzando Fronteiras! Espero ver você sempre por aqui, hein... Eu estou sempre postando coisas novas! Sobre seu e-mail, realmente a sua amiga está certa! O mês de agosto é o auge das férias de verão na Europa, e o turismo lá estará no seu mês mais movimentado - e com isso as tarifas ficam bem mais caras do que nos outros meses. Se você for nesse período, tente reservar o transporte e a hospedagem com o máximo de antecedência, assim você pode economizar um pouco e ainda evita a surpresa de ficar sem lugar nos hotéis, trens, etc.. Se puder esperar um pouco, os meses de setembro e outubro são melhores opções. O forte calor do verão já terá passado e o início do outono trás temperaturas mais amenas. Você também aproveitará mais as cidades, que estarão menos cheias (e a Europa fica MUITO cheia na alta temporada). Isso sem falar nos preços mais baixos. Outra opção seria os meses de abril ou maio (a primavera européia é linda e imperdível), mas aí você teria que correr um pouco com as reservas. Se bem que, em baixa temporada, é capaz de você encontrar algumas boas ofertas de última hora. Procure nos sites como o decolar.com ou diretamente nos sites das empresas aéreas por promoções de vôos... quem sabe você não achar alguma boa oferta?

Sobre o seu roteiro, acho que está legal. Não está corrido - acho que você poderá aproveitar essas cinco cidades de forma bem tranqüila... quem sabe você pode até encaixar mais uma cidade (Florença, talvez? Quem sabe Madrid ou Amsterdam...). Mas primeiro decida o mês de viagem, depois resolva os detalhes do seu roteiro!

Qualquer outra dúvida, não hesite em perguntar! Se puder, será um prazer ajudar!

5 comentários:

  1. Luis,

    Eu e minha esposa estamos querendo fazer nossa primeira viagem internacional agora em 2013 e decidimos que vamos para a Europa.

    Tínhamos decidido que iríamos ter um filho em 2013, porém, decidimos adiar para poder fazer essa viagem. Senão não faríamos tão cedo. (Quem sabe não "fazemos" nosso neném lá? :-P)

    Inicialmente a ideia seria ir no mês de Agosto. Seria a melhor época para a gente, pois, eu estaria completando mais 1 ano de empresa e para ela não apertaria no serviço no final do ano.

    Porém, li em vários blogs (inclusive esse post) que esse é o mês da alta temporada e pode fazer muito calor. Além disso, tudo fica mais caro (hospedagem, visitas, passeios, comida) e as filas são ENORMES.

    Isso tudo é verdade? Realmente não vale a pena? Se mudarmos para Outubro, seria melhor?

    O roteiro que montamos seria esse:

    Belo Horizonte/Londres – 03/08 e 04/08
    Londres – 05/08 a 11/08 (7 dias)
    Londres/Paris – 12/08
    Paris – 13/08 a 19/08 (7 dias)
    Paris/Ibiza – 20/08
    Ibiza – 21/08 a 25/08 (5 dias)
    Barcelona/Ibiza – 26/08
    Barcelona – 27/08 a 30/08 (4 dias)
    Barcelona/Belo Horizonte – 31/08

    Vamos para em Ibiza porque a minha cunhada mora lá, então vamos aproveitar a viagem para visita-la.

    Como somos "Marinheiros de primeira viagem", não custa nada perguntar.

    Muito obrigado desde já e te desejo um excelente Ano Novo.

    ResponderExcluir
  2. Douglas, realmente o mês de agosto é um mês de alta temporada, e as principais cidades turísticas ficam bem cheias, principalmente as cidades de praia, para onde os europeus fogem quando saem de férias (e para onde fogem do calor também). Em algumas cidades, como Roma, por exemplo, ficam muito quentes nesse período, beirando os 40 graus (surpreendentemente).

    Acho que você vai sentir essa alta temporada principalmente em Ibiza e Barcelona, que devem estar bombando!

    Outubro é um período bem mais tranquilo para se viajar. É um mês mais vazio (ou menos cheio) e com temperaturas mais amenas (mas pode ser que esteja um pouco frio para aproveitar as praias em Ibiza).

    Eu, particularmente, preferiria viajar em outubro, se tivesse essa opção. Mas isso não quer dizer que vocês devam adiar as férias, se o mês de agosto for mais prático para vocês. Só leve em consideração a alta temporada quando for reservar os hotéis (faça com o máximo de antecedência possível) e planejar o seu roteiro.

    Se você quiser badalação, não deixe de ir a Barcelona e Ibiza, que vão estar lotadas e muito animadas nessa época. Se preferir alguma calma e tranquilidade, pense em alguma cidade menor e menos turística. E, assim, você vai conseguir planejar umas férias de acordo com o seu gosto, em qualquer época do ano!

    Abraços,

    Luiz

    ResponderExcluir
  3. Ai, to quase chorando...agendei quase toda a minha viagem pra Europa em Agosto: passagem ida e volta, vôo de Roma pra Nice, trem de Nice pra Paris, hospedagem em Roma, Paris, Florença, Siena, Trieste....e agora to vendo que vou sofrer por ser um mês cheio e quente demais hahaha!
    Marquei para esse mês porque me deram férias neste mês...tomara que a diversão seja maior que meu aborrecimento. Oque vocês acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michael, não se preocupe! Realmente, o mês de agosto costuma ser bastante quente, principalmente em cidades como Roma. E também é um mês de alta temporada no turismo europeu. Mas isso não quer dizer que você não vá se divertir, e muito! Conheço muita gente que foi passear na Europa em agosto, e todos aproveitaram bastante as férias... Use roupas leves para fugir do calor e tenha paciência com as longas filas que você pode vir a encontrar. Assim, tenho certeza que você adorar sua viagem à Europa! Abraços!!

      Excluir
    2. Realmente tinha batido um certo desânimo, ainda mais por ser um sonho que eu estou finalmente perto de realizar e queria que fosse tudo perfeito, mas obrigado pelos conselhos e as palavras de incentivo, ajudam bastante.
      Estou seguindo com meus planejamentos, levando em consideração as adversidades mas pensando positivo.
      Muito obrigado e parabéns pelo blog RECHEADO de informações, ajuda muitos os aventureiros.
      Grande abraço!

      Excluir