quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Perguntas e Respostas: Viagem de cinco dias à Cidade do Cabo.


Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Meu nome é Rodrigo e sou de Curitiba. Parabéns pelos relatos e pela baita experiência que você adquiriu em todas as suas viagens! Escrevo para te pedir ajuda na elaboração do meu roteiro de viagem à Cidade do Cabo. Tenho apenas cinco dias lá. Muito pouco eu sei, mas como vou sozinho, posso impor meu ritmo e aproveitar ao máximo todos os dias. O que mais me interessa são as belezas naturais, vistas da cidade, cabos, e os esportes radicais/aventura.

Chego no dia 09 e retorno dia 14 de novembro.  Sobre tua sugestão de roteiro, gostaria de saber se você não pode me passar mais informações sobre o passeio de bike que fez até o cabo da Boa Esperança. Achei muito legal a idéia! Quanto tempo dura o passeio? Qual empresa faz? Com certeza, tenho de subir a Table Mountain, e parece que de lá dá para fazer um rapel de mais de 100m. Você já experimentou esse passeio? A subida da Table Mountain dura quanto tempo de ônibus? Vi que tem uma empresa de ônibus que leva até a Table Mountain, vinícolas e outros pontos turísticos. Você conhece? Será que vale a pena? Fiquei alucinado com a possibilidade de mergulhar com tubarões brancos. O que você acha? Você ou algum amigo seu já fez? Realmente é garantido ver os tubarões?  Outra aventura que queria fazer muito, mas acho que será complicado pela distância, é o Bungee Jump. Parece que são mais de 200m, 10s de queda livre... Você sabe se é possível ir e voltar em um dia? Tem ônibus pra lá? A visita a Robben Island não pode ser feita na manhã do último dia ou na tarde do primeiro dia, logo após a minha chegada? Como é o clima em novembro, dá para ficar de bermuda e camiseta ou venta tanto que usarei mais calça e jaqueta? Posso deixar para fazer compras e conhecer mais a cidade à noite? É seguro? Se você puder me ajudar a dispor estes passeios nos dias que terei, e dar outras sugestões, todas que lembrar, agradeço muito mesmo! Abraços, Rodrigo.

Bom dia, Rodrigo! Primeiro, agradeço pela visita ao Cruzando Fronteiras. Espero ver você sempre por aqui! Mas vamos às suas dúvidas!

O passeio de bike que eu fiz, foi parte de um tour de um dia pelo Parque Nacional do Cabo da Boa Esperança. Eu contratei o tour no guest house onde estava hospedado. Além da visita ao Parque Nacional do Cabo (que percorremos de bicicleta) o passeio incluía também uma visita a outros locais da região, como os pingüins de Simon's Town e um passeio de barco para ver os leões marinhos em Hout Bay. Foi um passeio bem legal, acho que vale muito a pena! Eu não me lembro do preço nem do nome da empresa, mas no local onde fiquei hospedado havia anúncios de várias companhias que faziam passeios exatamente como esse. Acho que, chegando lá, você não terá dificuldades de encontrar uma empresa para organizar esse passeio.

Subir a Table Mountain é muito fácil. Você vai de taxi ou de ônibus (pode usar o Sightseeing Bus, que para mim é a melhor opção) até a estação dos teleféricos, compra o ingresso e sobe! O teleférico funciona o dia todo, mas você tem que prestar atenção no tempo, e subir só quando o dia estiver ensolarado, para poder ter uma boa visão lá de cima. A subida é rápida, mas lá no alto tem algumas trilhas para percorrer. Eu achei essas trilhas bem legais, principalmente pelo cenário incrível lá de cima. Assim, eu acabei passando uma manhã inteira explorando a Table Mountain. Mas acho que é sim possível ir lá no final da tarde – só fique atento às nuvens... Sobre o rapel, e já ouvi falar, mas não experimentei e não posso te passar muitas informações sobre isso. Mas deve ser incrível!

Esse ônibus que você viu é o Sightseeing Bus. Eu achei uma excelente opção. Ele passa em todos os principais pontos turísticos da cidade e você pode ir saltando em cada ponto e voltando para o ônibus quantas vezes quiser no dia. Eu comprei o bilhete de dois dias e foi muito útil. Recomendo bastante!

Eu não fiz o mergulho com os tubarões, mas conheço algumas pessoas que fizeram e adoraram! Os tubarões ficam circulando em volta da gaiola metálica e atacam as grades com tudo! Os responsáveis pelo passeio jogam sangue e pedaços de peixe no mar para atrair os animais, então você fica literalmente cercado por tubarões famintos! No dia que eu voltar à África do Sul, certamente farei esse passeio! O único problema é que o trajeto da Cidade do Cabo até o lugar do mergulho é bastante longo, e a viagem pode ser cansativa. O passeio também vai tomar um dia inteiro do seu roteiro – e você não dispõe de muito tempo. Mas, no fim, acho que deve sim valer o esforço.

Sobre o maior bungee jumping do mundo, eu também não conheço pessoalmente, mas sei que fica na mesma região do passeio do tubarão – região conhecida como Garden Route. Quem sabe você não consegue fazer o salto no mesmo dia do mergulho? Acho que vale a pena perguntar na empresa de turismo que faz o passeio dos tubarões... Seria uma combinação extrema – e inesquecível!

O passeio à Robben Island demora mais ou menos meio dia. Mas não sei se você conseguiria fazer no primeiro dia, já que eu tive que comprar no ingresso para o dia seguinte – os bilhetes para o mesmo dia já estavam esgotados. Mas, quem sabe você não consegue? Mas para isso você teria que ir à bilheteria assim que chegar à cidade. Ou melhor, tente entrar no site oficial e comprar o bilhete com antecedência! Mas sempre há o risco do vôo atrasar ou coisa assim...

Em relação ao clima, eu fui em fevereiro, no auge do verão. Mas o clima era bem agradável – às vezes um pouco frio, mas o sol era bem forte! Acho que em novembro deve estar ainda um pouco mais frio, então vale a pena levar um casaco. Para ir com mais certeza, procure essa informação na internet. Acho que você consegue achar a temperatura média nessa época do ano em vários sites (como o www.weather.com, por exemplo).

E em relação à segurança, eu achei a Cidade do Cabo bem tranqüila, inclusive de noite. Eu fiquei hospedado numa região conhecida como Green Point (perto do estádio da Copa do Mundo) e saía à noite para jantar e passear a pé e nunca tive nenhum problema em relação a isso. É claro que Johanesburgo é outra história, mas na Cidade do Cabo você não deve ter problemas. Mas sempre vale a pena ficar atento, para não dar chances ao azar.

Bom, acho que consegui responder pelo menos as suas principais dúvidas! Mas, qualquer outra coisa, não deixe de escrever! Abraços, Luiz.


Um comentário:

  1. Ola Luiz!

    Que blog bom!

    Então, estou indo para cape town. É melhor ficar waterfront ou green point?

    valeu!
    abs
    Thiago Callado

    ResponderExcluir