sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Perguntas e Respostas: Marraquexe é uma cidade cara?


Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Quero ir pra Marrakech, gostaria de saber se as coisas lá são caras? Tipo, um prato, água, deslocamento, as coisas em geral são caras em relação ao Real? E qual a moeda lá? Quantos dias são suficientes pra conhecer Marrakech? Agradeço!

Olá! Marraquexe em particular, e o Marrocos em geral, não são locais caros. Mas é claro que os seus gastos vão depender muito do estilo de viagem que você está planejando. Em relação à hospedagem, existem opções desde as mais baratas (e mais simples) até o mais luxuoso dos Riads (e mesmo um Club Med, às portas da Medina). Os valores, é claro, acompanham a enorme diferença de qualidade.

Eu fiquei acomodado em um Riad excelente, a poucos metros da Praça. Não era muito barato (custava 70 Euros para o casal). Mas, pelo luxo e, principalmente, pelo excelente serviço, acho que foi um bom negócio.

Em relação à alimentação, a mesma coisa acontece. Por dois ou três Euros você pode fazer uma refeição completa na Praça Djemaa El-Fna. Por outro lado, existem restaurantes luxuosos, dentro de antigos palácios, onde uma refeição para duas pessoas custa mais de cinqüenta Euros.

Em relação às atrações turísticas, muitas delas não são pagas (como andar pelos Souks, desvendar as Medinas e mesmo observar as pessoas na Praça Djemaa El-Fna). As outras não custam muito (em média, um ou dois euros). Então, acho mesmo que os maiores gastos vão ser a hospedagem e a alimentação.

Quando tiver que pegar um taxi, tente pechinchar muito, mas muito mesmo. Em um mesmo trajeto (entre a Praça e a estação de trens), que eu fiz três vezes durante minha estadia, eu paguei preços que variaram de oito e trinta e cinco Dirhans. E mais adiante na minha viagem conheci uma pessoa que havia pago cem Dirhans nesse mesmo trajeto!

Ah, o nome da moeda local é Dirham. Em média, cada euro vale 10 ou 11 Dirham.

Para conhecer Marraquexe, eu reservaria uns três dias, pelo menos. Marraquexe é uma cidade incrível, e você precisa de tempo para absorver a cultura e o estilo de vida local, e também para se adaptar à loucura de Medina. Mas é claro que isso depende de quanto tempo você vai fiar no país, qual o seu roteiro, etc.

Qualquer outra dúvida, é só perguntar! Boa viagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário