quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Perguntas e Respostas: Hospedagem em Marraquexe, Essaouira e Ouarzazate


Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Luiz, muito obrigado por sua atenção. O seu site e a resposta de nossa dúvida estão sendo de grande valia. Engraçado que, no mesmo dia que te enviei o email, fui pesquisar passagens Lisboa x Marraqueche e vi que os preços eram viáveis.  Agora estamos resolvendo estadia em Marraquexe e o que fazer ao redor. Você me falou de um local de praia, mas na época que iremos não acho que será interessante. O que você recomenda para dois ou três dias fora de Marraqueche? E uma boa opção ficar hospedado nas imediações da Medina? Hotel ou Riad? Recomenda algum? Mais uma vez, muito obrigado. Grande abraço. Paulo Henrique.

Paulo, bom dia! Em Marraquexe, eu fiquei hospedado dentro da Medina, em um Riad excelente, que certamente posso recomendar a vocês. A localização era espetacular, apenas alguns metros da Praça Djemaa El-Fna. No terraço do Riad era possível observar toda a praça, enquanto tomávamos café da manhã, ou um chá de menta no fim do dia! O Riad é bastante pequeno e com um atendimento personalizado e de primeira. São apenas cinco ou seis quartos, e a nós fomos recebidos pelo dono, que deu muitas dicas importantes para a nossa estadia na cidade. O nome do local é Riad Andalla (http://www.riad-andalla.com), e o dono é um francês chamado Christophe (christophe@riad-andalla.com). O Riad não é muito barato (eu paguei 70 euros para um casal, por dia). Mas com a qualidade dos quartos e dos serviços, eu achei que valeu muito a pena. Mas vale dar uma lida nas críticas do Riad no site Trip Advisor, para ver a opinião dos outros viajantes. Eu inclusive escrevi uma crítica bem completa sobre o local. Mas, de forma geral, o Riad Andalla foi a melhor hospedagem dessa minha viagem ao Marrocos. Um verdadeiro porto seguro no caos da Medina.

Em relação aos lugares para serem visitados próximos à Marraquexe, eu acho que as duas melhores opções são Essaouira e Ouarzazate. Mesmo sendo uma época de inverno, uma visita a Essaouira vale a pena. Eu, por exemplo, fui à cidade em janeiro. Não foi possível irmos a praia, mergulharmos, nada disso. Mas a cidade murada é uma maravilha, com suas casinhas brancas e azuis, lembrando a famosa ilha de Saint Malo, na França. Lá, a Medina é uma versão mais calma e tranqüila da loucura de Marraquexe, e os barquinhos de pesca cercados de gaivotas são uma visão marcante. Particularmente, eu acho que vale uma visita, mesmo que seja de apenas um dia (é possível ir e voltar no mesmo dia, apesar de uma noite na cidade permitir que vocês aproveitem melhor o clima local).

A outra opção seria Ouarzazate, uma velha cidade histórica, no meio da antiga trilha das caravanas que atravessavam o deserto. Se vocês puderem alugar um carro - o que eu recomendo, já que não é caro e pode ser organizado pela internet, sem dificuldades - podem fazer uma visita à Ouarzazate e a famosa cidade-fortaleza de Ait-Benhaddou, considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO. São locais incríveis e foram um dos pontos altos da minha viagem. A distância entre Marraquexe e Ouarzazate é de aproximadamente cinco horas (ou seja, um pouco mais distante do que Essaouira), mas a estrada é boa, com um visual incrível das montanhas Atlas. Duas noites lá seriam uma excelente alternativa à Essaouira.

Abraços e boa viagem!

2 comentários:

  1. Olá Luiz,
    Uma pergunta, pela experiência quantas horas de viagem são de Ouarzazate até Essaouira? E a estrada é boa? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? A viagem de carro desde Essaouira até Ouarzazate me tomou um dia inteiro na estrada (parti pela manhã cedo e cheguei quando começava a escurecer).

      A primeira parte, de Essaouira até Marrakesh demorou aproximadamente 3 horas, mas a travessia na cidade de Marrakesh demorou muito devido ao trânsito caótico. Depois, foram mais umas 5 horas desde a saída de Marrakesh e a chegada em Ouarzazate. Mas fiz também uma rápida parada para um lanche no caminho.

      Mas a estrada é muito linda, e a viagem vale cada minuto...

      Excluir