sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Perguntas e Respostas: Comentários sobre uma viagem ao Peru


Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Luiz, boa tarde! Tomei conhecimento de sua disposição em prestar informações às pessoas que pretendem viajar para o Peru. Assim, necessito de algumas dicas, tendo em vista que pretendo viajar para aquele país no mês de julho/12. Todas as viagens que fiz para o exterior, sempre foram na companhia de amigos que já conheciam o local, e de certa forma me serviam de guia. Para o Peru, pretendo ir apenas com a família – mulher e um casal de filhos, o que tem gerado algumas preocupações. Meu roteiro é o seguinte: chegar a Cuzco e permanecer ali, por 04 dias para conhecer Machu Picchu e outros locais próximos. Após, partir de ônibus para Puno e lá permanecer por aproximadamente 03 dias para conhecer o Lago Titicaca e adjacências. Seguir de ônibus para Arequipa e lá permanecer por aproximadamente 04 dias para conhecer a cidade e outros locais de destaques. Seguir para Lima, também de ônibus, e ficar na capital por uns 03 dias, encerrando assim o percurso. Gostaria de saber o seguinte: o percurso escolhido está bom, você tem outras sugestões? Você poderia enumerar quais os pontos turísticos “imperdíveis” de cada cidade que indiquei? A quantidade de dias que reservei para cada local é suficiente? Você poderia indicar hotéis ou pousadas com preços acessíveis em cada cidade que enumerei? Julho é realmente frio na região que pretendo visitar? Há algum local que possamos encontrar neve? Me disseram que devo comprar roupas apropriadas para o frio quando chegar ao Peru – é verdade? Luiz, desculpe-me se exagerei na quantidade das perguntas, mas pude observar que você tem bastante conhecimento do local e poderia me prestar informações úteis e confiáveis. Abraços, Adilson Clemente.

Adilson, bom dia! Inicialmente, não se preocupe com a quantidade de perguntas! Nessa fase de planejamento das nossas viagens, é normal ficarmos com tantas dúvidas. E, no que eu puder ajudar, será um prazer colaborar com o seu roteiro. E se, mesmo após essa minha resposta, algumas dúvidas persistirem, não se preocupe: me escreva novamente e, juntos, vamos montando um roteiro legal para as suas férias.

A princípio, acho que os dias que você alocou para cada cidade estão equilibrados. Em alguns casos, há até alguma folga, mas que pode ser útil para você fazer uma viagem mais tranqüila e com menos pressa – principalmente porque você viajará com a família. Porém, se fosse fazer alguma mudança, eu retiraria um dia de Puno (que é uma cidade bem pequena e sem muitos atrativos além de uma visita às ilhas flutuantes do Titicaca) e acrescentaria um dia em Cuzco (que, ao contrário, é uma cidade incrível, com muitas atrações e encantos). Assim, você ficaria cinco dias em Cuzco, dois em Puno, quatro em Arequipa e, finalmente, outros três em Lima.

O seu plano, pelo que entendi, é fazer todo o transporte entre as cidades de ônibus. A princípio, é possível seguir essa idéia, sem muitos problemas. Apenas leve em consideração que o trajeto entre Arequipa e Lima é bastante longo, podendo chegar a 16 horas de viagem! Se o seu orçamento permitir, considere percorrer esse trecho de avião, assim você economizaria um precioso tempo e evitaria o suplício de passar tanto tempo dentro de um ônibus. Os vôos internos no Peru não são caros, então vale a pena pesquisar essa alternativa. Para os demais trechos, o ônibus é a melhor opção. Entre Cuzco e Puno, são aproximadamente seis horas. E, entre Puno e Arequipa, algo em torno de dez horas (opte por um ônibus noturno, pois assim você economiza tempo e o custo da hospedagem).

Para a pesquisa de hotéis, eu sempre utilizo o site Trip Advisor (www.tripadvisor.com). Lá, você encontrará facilmente diversas opções de alojamento, para todos os estilos e orçamentos.  Eu estive no Peru em julho e agosto de 2007, então as críticas e recomendações do site estarão muito mais atualizadas do que as que as dicas que eu poderia te passar.

Sobre atrações, e o que fazer em cada cidade ou região, vale a pena acessar o site Wikitravel (www.wikitravel.org). Lá, você poderá ler sobre cada cidade do seu roteiro, os melhores locais para visitar e conhecer, além de dicas de restaurantes, transportes, etc. Além disso, tente adquirir um guia do Peru. Eu sempre levo um guia nas minhas viagens e considero isso fundamental para que eu possa aproveitar ao máximo o país que estou visitando. O meu guia favorito é o Lonely Planet, mas existem muitos outros disponíveis, alguns em inglês outros já traduzidos. Procure algum que encaixe com o seu estilo de viagem e leve junto com vocês na viagem.

Em relação ao clima, realmente faz um pouco de frio no inverno peruano. Mas nada com que se preocupar muito. Leve roupas de frio, ou então compre quando chegar em Cuzco – vai sair bem mais barato do que comprar no Brasil (eu até agora uso casacos que comprei durante minha visita ao Peru e à Bolívia). Gorros, luvas e cachecóis também são bem baratos e uma ótima compra no país – até mesmo para trazer de presente. Apesar de ser uma época de frio, não acho que você encontrará neve durante a sua estadia, já que nevar não é muito comum na região (devido ao clima seco do altiplano peruano).

Bom, espero ter ajudado um pouco! Se tiver alguma outra dúvida, outra pergunta, é só escrever! Abraços, Luiz.


2 comentários:

  1. Fernando, gostamos de viajar meio que à vontade, curtimos hostal e para ficar + barato fazemos os pontos turísticos por nossa conta. Porém me disseram que no Peru as coisas nao funcionam muito bem. Temos medo de pegar um onibus e ir a determinado lugar e depois ele nao chega lá. Pode nos informar. Somos um casal apenas. Abraçços Mauro

    ResponderExcluir
  2. Mauro, bom dia! Eu acho que o Peru não é tão desorganizado como alguns pensam. Existem empresas de ônibus piores e outras bem melhores. A empresa Cruz del Sur, por exemplo, tem uma excelente reputação e bons preços. Acho que você não precisa se preocupar com isso.. apenas faça um bom planejamento e aproveite!

    ResponderExcluir