quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Perguntas e Respostas: Viajando apenas com o cartão de débito


Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Luiz, estarei indo em janeiro para Cidade do Cabo, passar 12 dias. Levarei R$ 3.000,00 e já irei com hospedagem paga... Você acha que com essa grana passo ir tranqüilo? Só levarei cartões de banco 24hs e de debito... Nada de cartão de credito e VTM.  Abraços, João.

João, bom dia! Acho que o valor que você está levando é o suficiente sim, até com folga, já que seria, em média, mais de 150 dólares por dia. Com a hospedagem já paga, então, é um valor bem considerável!

Cidade do Cabo é um lugar razoavelmente barato, se comparado aos padrões europeus ou norte-americanos. Quando estive na África do Sul, gastei em média 80 dólares por dia, contando com o valor da hospedagem. E minha viagem não foi econômica ou “mochilão”, considero que foi mais uma viagem de orçamento médio. É possível, então, passar os dias lá gastando bem menos do que eu gastei. Por outro lado, é claro que é possível gastar mais também, mas acho que uns 80 dólares por dia, por pessoa, é uma média razoável.

Então, com seu orçamento, você não terá nenhum problema de dinheiro!

Mas um ponto muito importante: acho que você deveria levar uma parte do seu dinheiro em dólares, em espécie. E também um cartão de crédito, para emergência. Apesar de eu concordar com você em relação ao cartão de débito, que é a melhor forma de levar o dinheiro numa viagem, acho que um pouco de dólares em dinheiro vivo e um cartão de crédito para emergências são duas boas maneiras de se garantir, caso algo venha a dar errado com os seus cartões de débito. Normalmente, eu levo uns 300 ou 400 dólares em dinheiro vivo, para alguma emergência. Se não for necessário, não uso e volto com o dinheiro para o Brasil, esperando a próxima viagem. E sempre levo um ou dois cartões de crédito, de bandeiras diferentes.

Abraços, e boa viagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário