segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Perguntas e Respostas: De Arequipa ao Salar de Uyuni – e voltando para La Paz


Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Olá Luiz! Li seus comentários sobre Peru e Bolívia e resolvi perguntar para você, pois me parece ter bastante experiência nessa região que pretendo visitar. Bom, partirei para La Paz dia 26/12/2011 e retorno dia 13/01/2012, por lá também. Meu roteiro está redondinho até o dia 08/01, quando desembarco de um vôo de Lima para Arequipa. Minha intenção era ir para Salar de Uyuni, mas depois que comprei a passagem de Lima à Arequipa é que percebi que o Salar é longe pra dedéu de Arequipa e que teria poucos dias para visitar o famoso deserto de sal e retornar a La Paz dia 13/01 cedinho para o vôo de volta. Cheguei a olhar opções de ônibus, avião... Estou um pouco perdida. Como só quero desistir de Uyuni em último caso (no caso de não ter a mínima condição de ir, visitar e voltar a tempo para o vôo), pensei em perguntar a você, quais são as minhas opções e se haveria algum jeito de eu conhecer em dois dias! Você pode me dar uma luz? Agradeço desde já sua atenção!

Realmente, o seu roteiro está bastante apertado, principalmente se levarmos em consideração a distância entre Arequipa e Uyuni, e o fato de que você precisa estar de volta à La Paz no dia 13.

Para ir de Arequipa à Uyuni, existem duas opções principais:

1 - Pegar um ônibus de Arequipa para La Paz (aproximadamente 10 a 12 horas), e depois outro ônibus noturno de La Paz para Uyuni (aproximadamente 10 horas, noturno). Fazer o tour do Salar, e retornar à La Paz a partir de Uyuni, também no ônibus noturno; ou

2 - Descer de Arequipa até San Pedro de Atacama, no Chile, passando por Tacna e Arica. Fazer o tour do Salar a partir de San Pedro de Atacama. Retornar para La Paz por Uyuni, no ônibus noturno (essa, a princípio, me parece ser a melhor opção).

O problema é que, para chegar a La Paz dia 13 de janeiro, você deverá sair de Uyuni no ônibus que parte no dia 12 de janeiro à noite, chegando a La Paz na manhã seguinte – o dia da sua volta. O tour padrão pelo Salar de Uyuni demora três dias e duas noites. Na verdade existem outras opções mais curtas, de até um dia, mas não acho que valha a pena você viajar essa distância toda para fazer um tour curto, que não passa por todas as principais atrações da região.

Sendo assim, você deverá partir no tour no máximo no dia 10 de janeiro, retornando ao final da tarde do dia 12 – a tempo de pegar o ônibus para La Paz.

Para começar o tour no dia 10, bem cedo pela manhã, você tem que chegar a Uyuni ou San Pedro no dia anterior – de preferência ainda pela tarde, para poder contratar o tour no dia seguinte. O problema então é que você teria que chegar à Uyuni ou San Pedro no meio do dia 09, o dia seguinte à sua chegada à Arequipa. Como, qualquer que seja a rota escolhida, o trajeto envolve muitas horas nos ônibus – muitas mesmo – acho que ficaria bem corrido!

Você teria que chegar a Arequipa cedo e logo embarcar num ônibus até Tacna, na fronteira com o Chile (não fiz esse trajeto, mas dizem que costuma demorar aproximadamente 6 horas). Atravessar a fronteira e pegar um transporte para Arica (mais uma ou duas horas). De Arica, pegar um ônibus noturno até San Pedro, chegando na cidade na manhã do dia seguinte. Bastante corrido, né! Mas como dificilmente você conseguiria iniciar essa travessia no dia 8, partindo de Arequipa no dia 09, você só chegaria em San Pedro no dia 10, tarde demais para inciar o tour e volta a tempo para La Paz...

Além disso, Arequipa é uma cidade linda, colonial, e base para a exploração do Canion Del Colca. Acho que merece ser conhecida com calma, e seria uma pena simplesmente passar por ela no caminho para o Salar. La Paz é outra cidade que tem seus atrativos, e merece uma estadia completa, de preferência dous ou três dias. Por isso, acho que a sua ida ao Salar realmente é um pouco corrida demais para esta viagem – quase impossível, eu diria! Acho que vale a pena você pensar em deixar para uma próxima visita. A não ser que você consiga antecipar seu vôo de Lima a Arequipa, ganhando alguns dias, e te permitindo mais tempo para fazer esse longo trajeto.

Não sei como está o seu roteiro antes do dia 08, mas uma visita a Puno também vale a pena, assim como alguns dias em Copacabana, no lado boliviano.

Bom, espero ter ajudado um pouco – apesar de não ter conseguido encaixar muito bem o tour do Salar no seu roteiro. Se quiser me passar o seu roteiro desde a chegada em La Paz, quem sabe a gente não altera alguma outra coisa, tentando inserir o Salar? Abraços e boa viagem!


4 comentários:

  1. ola Luiz, tudo bem?Tambem estou querendo fazer o Salar de Uyuni saindo de Arequipa dia 22.09. a noite. Sabe quanto tempo demora a viagem via Tacna , Arica ate San Pedro em total? Ou melhor ir via La Paz? Depois do Salar queria chegar em Cuzco ate dia 28.09. ou seja eu tenho 6 dias inteiros para chegar em Cusco. Vc acha que isto e possivel? Agradeco por qualquer ajuda.Abraco

    ResponderExcluir
  2. Luiz, BOA TARDE !
    Pretendo realizar esta viagem para o Salar em Novembro, mas eu tenho pouco tempo.
    Poderia informar uma dica para que eu consiga chegar neste local, fazendo o roteiro apenas em um fim de semana ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Boa tarde! Antes de mais nada, muito obrigado pela sua visita ao Cruzando Fronteiras! Espero ver você sempre por aqui, hein! Em relação à sua pergunta, eu acho que um fim de semana é muito pouco para se aproveitar o Salar. Primeiro, porque chegar lá não é muito fácil. Envolve um vôo até La Paz e um ônibus noturno até Uyuni. Ou então um vôo até Santa Cruz de la Sierra, um outro até Sucre e um longo trajeto de ônibus de Sucre até Uyuni, com escala em Potosi. É um caminho um pouco cansativo para se fazer correndo. Ou ponto importante é que o tour completo pelo Salar demora três dias e duas noites, o que já pega o seu fim de semana inteiro. E você ainda vai precisar chegar em Uyuni no dia anterior ao seu passeio, para dar tempo de fechar o tour com uma das agências da cidade. Então, levando em consideração tudo isso, acho que você deveria deixar o seu passeio no Salar para um período um pouco maior (quem sabe um feriado mais longo, como o carnaval, ou então uma semaninha de férias?).

      Bom, espero ter te ajudado um pouco e, qualquer outra dúvida, é só escrever! Abraços!

      Excluir
  3. Olá Luiz!
    Estou um pouco perdida quanto ao meu roteiro, você poderia me ajudar?
    Saio dia 10/08 (Rio / Lima) e volto dia 02/09 (Lima / Rio).
    Gostaria de incluir o Salar no meu roteiro, então pensei:

    Lima
    Arequipa - Canion del colca
    (Vi agora que posso ir de Arequipa p/ Salar..)
    Salar de Uyuni
    La Paz
    Copacabana - Isla del Sol
    Puno ( só de passagem)
    Cuzco - MP / AC e Valle Sagrado
    Lima

    Você saberia me dizer quanto tempo demoraria p/ fazer La Paz / Salar e vice versa?

    Obrigada!
    Natasha.

    ResponderExcluir