quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Perguntas e Respostas: Conhecendo Cuzco e Arequipa


Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Boa tarde, Luiz. Verifiquei que já foi viajar para o Peru. Como vou para Arequipa e Cuzco em dezembro, gostaria muito que me desse algumas dicas. Ficarei nove dias, embarcarei em Arequipa e depois vou para Cuzco. Tenho algumas dúvidas. Como ficarei relativamente pouco tempo, como acha que devo viajar para Cuzco? Trem? Ônibus? Onde ficar? O que fazer? Nessa época do ano chove muito? O que não posso perder? Enfim, eu agradeceria muito se pudesse me ajudar. Natália.

Natália, boa tarde! Cuzco e Arequipa são dois ótimos destinos, com muitas atrações. Com certeza você aproveitará muito esses nove dias no Peru.

Arequipa é uma cidade colonial, linda, com uma praça agradável e bons restaurantes. O Convento de Santa Catalina é muito bonito e vale a pena conhecê-lo. Além disso, a cidade serve como base para os passeios ao Cânion Del Colca. Esses passeios podem ser feitos em um day-trip, mas vale a pena passar pelo menos uma noite na região.

O transporte entre Arequipa e Cuzco é feito de ônibus noturno, partindo de Arequipa à noite e chegando a Cuzco bem cedo pela manhã. O trajeto dura em torno de nove horas. Os ônibus geralmente são confortáveis e baratos (custam em torno de 15 a 20 dólares), mas vale a pena ficar atento à companhia que você escolher, já que a qualidade varia muito entre elas.  Uma boa companhia é a Cruz Del Sur, já ouvi falar muito bem dela. Mas existem muitas outras fazendo essa rota. Ah, e não se esqueça de levar um bom casaco – os ônibus ficam muito frios durante noite!

Cuzco é um dos melhores destinos turísticos da América do Sul (e, na minha opinião, uma das melhores cidades do mundo para se conhecer). Você pode passar vários dias conhecendo as atrações da cidade e ainda visitando a região do seu entorno, conhecida como Vale Sagrado dos Incas. São vários os pontos de interesse, muitos até para eu listar aqui. Então, vale a pena visitar alguns sites voltados para o turismo nessa região, como o Wikitravel. Mas não deixe de visitar os museus da cidade, a famosa Plaza de Armas, a muralha Inca, e de fazer os tours pelo Valle Sagrado. Ah, e Machu Picchu, é claro!

Uma dica importante é comprar o Boleto Turístico, que você adquire na maioria dos locais turísticos da cidade, e que garante por um preço único acesso à praticamente todas as atrações da região. Isso facilita muito o dia-a-dia, além de representar uma boa economia! O boleto custo 130 soles para os adultos, ou 70 para estudantes! Nesse caso, vale muito a pena levar uma carteirinha internacional de estudantes!

O clima não costuma ser um problema em Cuzco ou Arequipa. Não acho que vá afetar a sua viagem, principalmente se você não for fazer a trilha até Machu Picchu e optar pelo trem.

Sobre hospedagem, existem muitas (muitas mesmo!) opções em Cuzco e várias em Arequipa. Para escolher um bom local, eu costumo utilizar o site Trip Advisor (www.tripadvisor.com) ou mesmo o Wikitravel (www.wikitravel.org). O guia Lonely Planet também é uma boa fonte de informações, não apenas sobre hospedagem, mas também sobre as atrações, destinos, transportes, etc.

Bom, espero ter ajudado! Qualquer outra dúvida, é só perguntar! Boa viagem, e aproveite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário