quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Depressão pós-viagem? Veja algumas dicas que podem ajudar

Ei, qual é o problema? Você acabou de voltar de uma viagem incrível, aproveitou muito, conheceu lugares e pessoas... Deveria estar se sentindo feliz e renovado! Mas, ao contrário, anda cabisbaixo, rabugento e mal-humorado? Parece que você é mais uma vítima da depressão pós-viagem! Mas isso não é motivo para pânico. Veja algumas dicas que podem te ajudar a vencer esse mal que aflige até os mais experientes viajantes!

Sonhe alto. Transforme a sua depressão pós-férias em ansiedade pré-viagem! Eu sei que ainda falta muito tempo para a sua próxima aventura, mas nunca é cedo demais para começar a planejar! Sonhe alto enquanto é tempo, e imagine os mais exóticos destinos! Enquanto o tempo for passando e a data das suas férias chegando, será a hora de retornar à realidade e pensar em destinos mais realísticos.

Comece a poupar. Quase todos os viajantes sabem o que é voltar para a casa sem nenhum dinheiro, após gastar cada centavo passeando por aí. Bom, agora é a hora de começar a poupar para a sua próxima aventura! Mesmo que você só consiga juntar alguns reais por semana, já é um começo, e você vai se sentir dando o primeiro passo rumo a um novo destino!

Seja um turista na sua própria cidade. Uma das maravilhas de ser um viajante é a maneira como viajar nos torna mais curiosos e observadores, abre nossos olhos e nos torna atentos a detalhes que antes passavam despercebidos. Então, aproveite que você acabou de voltar e seja um turista na sua própria cidade. Ande por caminhos desconhecidos, entre naquele museu ou construção histórica que você sempre ignorou, tire fotos e fale com desconhecidos. Experimente.

Espalhe seu conhecimento. Você está cheio de conhecimento e apaixonado pelos lugares que visitou. Então, divida o que sabe. Mas não se restrinja aos seus amigos e parentes – a maioria deles não vai estar interessada mesmo! Ache uma comunidade de viajantes e pessoas com o mesmo interesse e aproveite para contar tudo o que aprendeu nesses dias de aventuras. Com certeza essas informações vão ser úteis para aqueles que estão planejando suas viagens. E quem sabe você também não aprende alguma coisa nova?

Faça arte. Se você gosta de escrever, que tal transformar suas lembranças ou os rabiscos em seu caderno em um texto divertido? Ou, se você gosta de fotografias, pode transformar um amontoado de arquivos perdidos em seu computador em um álbum de fotos – ou então criar um photo-book. Isso certamente vai te ajudar a relembrar os seus dias de férias, e fazer o tempo passar mais rápido – rumo a novas aventuras!


2 comentários:

  1. Muito boas as dicas para quem acaba de voltar de viagem e logo tem que voltar à realidade do cotidiano! De fato, quando volto de minhas andanças, não as tomo como encerradas alí, mas sim, dou continuidade, escrevendo e postando os relatos na web, e compartilhando com a comunidade viajante. Isto é ótimo, pois escrever relatos possibilita reviver a viagem, como um flashback!
    Valeu, abraços!

    ResponderExcluir
  2. Kássio, valeu pela visita! Eu também tento agir assim.. ajuda a diminuir essa ansiedade, até a próxima viagem, né? Volte sempre!!

    ResponderExcluir