sexta-feira, 1 de julho de 2011

Perguntas e Respostas: No momento, é seguro ir ao Egito?

Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!

Estou planejando ir ao Egito com meu marido em outubro deste ano, mas um guia que mora lá e acompanhou uns amigos no ano passado disse que ainda tem muita confusão e que eu deveria aguardar para ver o que ia dar. Eu, particularmente, não tenho medo de ir, mas queria saber se está tranqüilo. Já pensou se compro a passagem agora e depois não posso ir? Agradeço se puder me ajudar. 

Eu estou sempre acompanhando as novidades sobre a situação no Egito pelo fórum da Lonely Planet, que acredito ser um dos melhores lugares para se manter atualizado sobre a situação para viagens. De acordo com a maioria das pessoas que escrevem lá do Egito, a situação em geral é tensa, mas a princípio sem violência específica contra o turista. De acordo com as informações do pessoal de lá, houve certo aumento no número de crimes de rua (roubos, furtos, etc.), mas principalmente devido à crise econômica que surgiu com os protestos e pela ausência de policiais nas ruas para combater crimes comuns, já que estão mais ocupados com os eventuais protestos.

Outro ponto que eles mencionam é a operação dos trens, que ainda é incerta e intermitente. Vale a pena ficar de olho e acompanhar o funcionamento dos transportes, já que isso pode prejudicar o planejamento de qualquer viagem. Os museus e atrações arqueológicas parecem estar funcionando normalmente, apesar de bastante vazios.

De modo geral, acho que não é uma boa época para ir ao Egito, e eu, pessoalmente, adiaria uma visita para outra época (e foi isso que de fato eu fiz, mudando meus planos para as próximas férias, em janeiro, e agora vou para o sudeste asiático). Vale lembrar que há eleições planejadas para o mês de dezembro, que podem complicar novamente as coisas.

Eu sei que cada destino é único, com suas atrações e seus encantos, mas acho que você deveria pensar em outros países - Marrocos, talvez? - Mas se decidir ir, fique atento à situação geral, e também específica contra os turistas. O fórum do Lonely Planet para mim é a melhor ferramenta, mas sites de notícia estrangeiros também podem oferecer boas informações.


Qualquer dúvida, estou à disposição. Abraços e boas férias!


Nenhum comentário:

Postar um comentário