domingo, 31 de julho de 2011

Perguntas e Respostas: Duas semanas visitando o Salar de Uyuni, Machu Picchu e o Lago Titicaca

Sempre recebo e-mails e mensagens de pessoas com dúvidas sobre viagens. São perguntas sobre roteiros, atrações, hospedagem, dinheiro, passagens aéreas, etc. Então, resolvi criar uma seção de perguntas e respostas, que postarei aqui no Cruzando Fronteiras sempre que houver alguma pergunta interessante e que eu ache que possa ser útil para os demais leitores. Portanto, se você tiver alguma dúvida ou quiser uma ajuda no planejamento de sua viagem, é só entrar em contato. Se puder, adorarei ajudar! E quem sabe sua pergunta não aparece aqui no Blog. Vamos à pergunta do dia!
Olá Luiz, Meu nome é Ligia, sou de Campinas (SP). Estou planejando meu primeiro mochilão e estou beeeem perdida. Já dei uma olhada no mochileiros.com, mas não consegui muitas informações. Gostaria que você me ajudasse se possível. Pretendo ficar duas semanas (dezembro) viajando e visitar Machu Picchu, o lago de Titicaca e o Salar de Uyuni. Será que dá tempo? Por onde é melhor entrar? Fecho guias e trilhas lá mesmo? Como posso saber que empresas fazem transporte de ônibus ou trem? Desculpe-me se as perguntas são bobas, é que não sei se as pessoas planejam tudo antes de ir ou deixam rolar lá mesmo. Obrigada. Ligia
Lígia, bom dia! Não se preocupe, as suas perguntas não são nadas bobas! Na verdade, eu recebo perguntas como essas todos os dias! Até resolvi publicá-las aqui no blog, para ajudar outras pessoas que também estiverem planejando os seus primeiros mochilões.
Em relação aos tours, guias e trilhas, é sempre melhor você contratar diretamente no seu destino. Assim, é quase certo que você pagará bem menos, e poderá comparar preços e serviços oferecidos pelas diversas empresas, já que normalmente são muitas oferecendo serviços parecidos. Em Uyuni, a única “avenida” da cidade é cheia de lojas de turismo oferecendo passeios para o Salar! Vale a pena passar em algumas e comparar o que elas oferecem...
O Salar de Uyuni e Machu Picchu são dois excelentes destinos – na minha opinião, os dois melhores da América do Sul. Mas a distância entre eles é bem grande! Em duas semanas, talvez a distância seja um pouco grande demais para você aproveitar tudo com calma e poder apreciar os destinos localizados entre eles (La Paz, Copacabana, Puno, etc.). Mas é claro que um dos fatores que mais influenciaria o seu roteiro é o local por onde você chegaria, vindo do Brasil. A Gol possui vôos para Santa Cruz de La Sierra, que é a opção mais barata, mas também um pouco longe de Cuzco, principalmente para uma viagem de quinze dias. Você poderia chegar por Lima, o que facilitaria a visita a Cuzco, mas aí seria o Salar de Uyuni que ficaria bem longe! Acho que melhor opção para se visitar os dois destinos seria pousar em La Paz. De lá, você poderia tomar um ônibus noturno para Uyuni, fazer o tour e depois retornar no mesmo ônibus para La Paz, indo no mesmo dia para Copacabana, nas margens do Titicaca. De lá, outro ônibus noturno de deixa em Cuzco – base para todas as visitas a Machu Picchu.
Planejando assim, você poderia passar três noites em La Paz, outras três em Uyuni (para fazer o tour do Salar), duas em Copacabana, e cinco em Cuzco (incluindo a visita a Machu Picchu e ao vale sagrado dos Incas). Algumas dessas noites seriam substituías por ônibus noturnos, o que pouparia seu tempo e dinheiro também, apesar de serem um pouco cansativas! Mas no final acho que seria um roteiro bem legal, e não teria um ritmo tão corrido assim!
Com uns dias extras você poderia incluir a cidade de Puno no seu roteiro, e fazer o tour às ilhas flutuantes do Titicaca. Ou mesmo acrescentar Arequipa, que é uma bela cidade colonial peruana.
Bom, espero ter ajudado um pouco o seu planejamento. Se tiver qualquer outra dúvida, é só me escrever!

Nenhum comentário:

Postar um comentário