segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dica de Leitura VII – Até o Fim do Mundo (1990)


Mais uma premiada obra de Paul Theroux, To The Ends Of The Earth (no original) apresenta uma coletânea de contos originais e trechos de algumas das mais famosas obras do escritor.
Neste livro, Paul Theroux relata um agradável fim de tarde na casa de Jorge Luis Borges em Buenos Aires e logo depois descreve um vôo repleto de emoção nos céus da China. Saboreia um banquete exótico de pratos elaborados com animais em extinção, e a seguir explora a América Latina da fronteira sul do Texas à extremidade da Patagônia — fazendo uma pausa em El Salvador para uma violenta partida de futebol.

Em 1988, Theroux atravessa a China na precária ferrovia “Galo de Ferro” com um inconveniente acompanhante governamental. Em uma estação ferroviária de Paris, o autor embarca no Expresso do Oriente, cuja rota vai até Istambul; depois passa uma gélida noite de Natal no Expresso Transiberiano. Pelas janelas de outro trem conhece um Vietnã ainda em guerra onde crianças brincam sem o olhar protetor de adultos, porque nenhum sobreviveu. 
Viajar, pelas palavras do autor, com sua visão penetrante e estilo impecável, é uma experiência que transcende qualquer turismo tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário