domingo, 26 de junho de 2011

Sugestão de Roteiro: duas semanas no Peru

Além de perguntas e dúvidas, sempre recebo pedidos de ajuda na hora de escolher um destino ou montar um roteiro de viagem. A fim de auxiliar outras pessoas que também estão pensando para onde ir ou quais cidades visitar, vou publicar aqui alguns roteiros que costumo sugerir como possíveis destinos para quem deseja aproveitar bastante suas férias. Então, se você também gostaria de uma sugestão ou quer algum tipo de ajuda, não deixe de me escrever. Quem sabe o seu roteiro não aparece publicado aqui no site? Vamos a mais nova sugestão!
Duas semanas no Peru – para onde ir e o que visitar?
O Peru é um dos destinos favoritos dos brasileiros. Seja pela proximidade, pelo custo relativamente baixo do turismo e, é claro, pelas magníficas atrações do país, o Peru vem se tornando o grande sonho para os mochileiros que desejam conhecer novas culturas sem gastar muito. Sendo assim, bolei um roteiro para quem deseja passar duas semanas no Peru, conhecendo Macchu Picchu, Cuzco, Lima, Nazca, Arequipa, Puno e suas principais atrações, com um gasto relativamente baixo.  
Mas é claro que essa é só uma idéia básica. Dependendo dos seus interesses, do tempo disponível ou de qualquer outro fator, você pode e deve alterar essa minha sugestão e adaptá-la às suas necessidades. Mas o roteiro vale como uma inspiração para você criar seus próprios planos.
Dia 1 – Chegada à Lima pela manhã. Passe o dia conhecendo a cidade.
Dia 2 – Lima
Dia 3 – Pela manhã, ônibus para Nazca. Chegada no início da tarde. Aproveite e arranje para o dia seguinte o seu sobrevôo das famosas linhas de Nazca.
Dia 4 – Pela manhã, conhecer as Linhas de Nazca. No início da noite, ônibus noturno para Arequipa.
Dia 5 – Chegada pela manhã em Arequipa. Passe o dia conhecendo a cidade. Aproveite para contratar um tour para o dia seguinte, a fim de conhecer o lindo Canion de Colca.
Dia 6 – Tour pelo Canion de Colca.
Dia 7 – Dia em Arequipa. À noite, ônibus noturno para Puno.
Dia 8 - Chegada em Puno pela manhã. Passe o dia na cidade (apesar de são ser um lugar muito bonito ou com muitas atrações). Contrate para o dia seguinte o tour às Ilhas Flutuantes do Titicaca.
Dia 9 – Tour pelas Ilhas Flutuantes.
Dia 10 – Saída pela manhã para Cuzco. Chegada em Cuzco no inicio da tarde. Conheça a cidade e já compre o bilhete de trem para Águas Calientes (dependendo da época do ano, o trem lota logo, então vale a pena comprar com antecedência).
Dia 11 – Cuzco
Dia 12 – Cuzco. Aproveite o dia e faça um tour pelo Vale Sagrado dos Incas, que inclua uma visita às principais atrações do Vale, como Ollantaytambo, Chinchero e Sacsaywaman. Não se esqueça de comprar o Boleto Turístico, que inclui o ingresso para essas e muitas outras atrações da região.
Dia 13 – Conheça mais um pouco do Vale Sagrado, incluindo uma visita à Pisac e sua famosa feira. No fim da tarde, tome o trem para a cidade de Aguas Calientes. Dormindo nesse pequeno vilarejo, você conseguirá chegar a Macchu Picchu antes da multidão de turistas, e assim aproveitará essa maravilha com uma certa calma. Vale a pena!
Dia 14 – Macchu Picchu. Com certeza esse foi o maior motivo de sua visita ao Peru. Então aproveite bastante o dia. No final da tarde, tome o trem de volta a Cuzco. Se desejar, chegando bem cedo você pode escalar até o topo do Huayana Picchu. Do topo dessa montanha, a vista das ruínas é incrível!
Dia 15 – Logo pela manhã, tome o vôo de volta ao Brasil!
Para aproveitar melhor o seu tempo no país, o bilhete aéreo mais apropriado seria o vôo da TACA direto do Rio de Janeiro ou São Paulo para Lima, com o retorno desde Cuzco e escala em Lima, antes de retornar ao Brasil. É um vôo prático e rápido, que parte do Brasil bem cedo e chega a Lima ainda pela manhã, no horário local. Dependendo da época do ano, esse bilhete custa em torno de mil reais. Mas vale ficar atento a promoções. É claro que existem opções mais baratas, principalmente os vôos da GOL. Mas esse vôo só vai até Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e para que tem pouco tempo, o descolamento até o Peru pode tomar preciosos dias.
O gasto diário neste roteiro depende muito do estilo de cada viajante. A princípio o Peru é um país bem barato, se comparado ao Brasil ou à Europa. Um viajante bem econômico, que se hospeda em albergues e não se preocupa em almoçar e jantar de forma barata, utilizando barracas de rua ou restaurantes populares, consegue gastar até US$ 30 por dia. Alguém com uma exigência um pouco maior, que deseja hotéis mais luxuosos, ônibus mais confortáveis e jantares em restaurantes melhores, deve planejar gastos em torno de US$ 60 por dia, por pessoa. Mas é claro que esses são números médios, e depende muito do estilo de cada um. Então, não deixe de pesquisar e planejar a sua viagem!



11 comentários:

  1. Muito legal suas dicas.
    Conhecer Machu Picchu e alguns outros locais no Peru é um sonho antigo.
    Estou "juntando" informações para quando a oportunidade chegar.
    Gostei muito do seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Camila, muito obrigado pela visita! Volte sempre!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Luiz,

    Adorei suas dicas e pretendo fazer exatamente o mesmo roteiro que o seu em março/2012, porém em 12 dias. Vc acha mt corrido? Outra dúvida, vc precisou tomar vacina?
    Há necessidade de reservar os hoteis com antecedencia?

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thais, tudo bem?

    Muito obrigado pela sua visita! Espero ver você sempre por aqui, hein!

    Sobre suas perguntas, é muito importante você tomar a vacina contra febre amarela e também solicitar o certificado de vacinação. Não esqueça! Sem ele, você não consegue entrar no Peru ou na Bolívia. Sobre a reserva de hotéis, não acho que seja fundamental, mas se você quiser, pode reservar pelo menos o hotel dos primeiros dias, para garantir uma chegada mais tranquila e te dar uma base para planejar melhor os próximos dias. E sobre a quantidade de dias, acho que depende de como você planeja separar os dias em cada cidade... se quiser, em mande um e-mail que a gente pode conversar sobre o seu roteiro.. Mais uma vez, obrigado pela visita!

    Abraços,

    Luiz

    ResponderExcluir
  5. Olá Luiz, como vai?

    Obrigada pelas dicas. Não consegui te passar e-mail pelo blog, mas anote o meu por favor. Já montei uma planilha com meu roteiro, gostaria de sua opinião. Será otimo trocar essas informações contigo, pq nosso trajeto é o mesmo.

    thais.carneiro@hotmail.com

    Abração e mais uma vez obrigada!

    THAIS

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Voce poderia me sugerir um roteiro para 10 dias na Bolivia ou Peru?
    grato
    Silmário Sousa
    silmarios@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Silmário, tudo bem? Com 10 no Perú, acho que você poderia voar para Lima passar uns 2 dias conhecendo a capital. De lá ir para Cuzco, de ônibus noturno ou de avião (mais rápido, mas bem mais caro) e passar 4 ou 5 noites na cidade (incluindo um dia em Macchu Picchu). Depois, pegue um ônibus para Puno e conheça o Lago Titicaca (uma noite é suficiente, já que a cidade não possui muitos outros atrativos). As últimas duas noites você passa em Arequipa, um belíssima cidade colonial e também base para conhecer o lindo Canion del Colca. De Puno para Arequipa você pode ir de ônibus noturno e de Arequipa, você pode voar para o Brasil. Acho que esse roteiro ficaria muito bom, e te permitiria conhecer o melhor do Peru em apenas 10 dias, sem muito correria! Qualquer outra dúvida, é só me enviar um e-mail! Abraços, Luiz! Ah, e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Luiz
    E para a Bolivia, sugeriria algo em 10 dias?

    ResponderExcluir
  9. Luiz, que tal esse roteiro em 10 ou 12 dias?
    Salvador --> São Paulo --> La Paz --> Copacabana --> Girasoles (Salar de Uyuni) --> Puno --> Cuzco --> Lima --> Salvador
    Com 01 ou dois dias em cada local, a depender do que se oferece.

    ResponderExcluir
  10. Oi Luiz muito obrigada pelas suas dicas e por doar seu tempo para ajudar outros viajantes. Estou pretendendo fazer minha primeira viagem para fora do Brasil em novembro com meu marido e escolhemos o Peru, que dicas vc me daria para diminuir este roteiro para apenas 10 dias? E nao que eu tenha grana, mas prefiro me programar e pagar um pouco mais pelo conforto de passagens aéreas e hoteis confortaveis (nao chiques). Ah, problema: moro no interior do Pará e os voos aqui só seguem direto para Belem ou Brasilia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gerliane! Tudo bem? Obrigado pela visita ao Cruzando Fronteiras! Espero ver você sempre por aqui, hein! Apesar da falta de tempo, eu estou sempre tentando postar coisas novas.

      Se você dispõe apenas de 10 dias, você pode focar o seu roteiro em Lima - Cuzco (incluindo o Vale Sagrado e Machu Picchu)- Puno (e o Lago Titicaca). Assim, você reduz o tempo gasto em deslocamentos e faz um roteiro com mais calma. Com um roteiro mais folgado, você pode inclusive passar uma noite na pequena cidade de Aguas Calientes e assim visitar Machu Picchu nos horários mais vazios, o que pode fazer uma boa diferença! Para uma viagem mais confortável, faça o trecho Lima - Cuzco de avião. É bem mais rápido e nem tão caro.

      A questão do voo realmente é um pouco complicada, e talvez você tenha que ir ao Rio ou São Paulo para então voltar até Lima - a única opção que eu consigo pensar é uma escala em Bogotá, voando pela Avianca (por exemplo, Brasília-Bogotá-Lima). Mas vale a pena pesquisar isso com mais calma... quem sabe surge outra opção?

      Abraços! Luiz

      Excluir