segunda-feira, 6 de junho de 2011

O guia das milhas: tudo o que você precisa saber para aproveitar os programas de milhagem

Os programas de milhagens são um sucesso absoluto! Com a “popularização” das viagens aéreas e o aumento do consumo no país, cada vez mais pessoas estão acumulando as famosas milhas, de olho nas próximas férias ou mesmo numa escapada de fim de semana.

Mas esses programas ainda causam dúvidas na maioria das pessoas. Como funcionam? Como se inscrever? E para trocar as milhas por bilhetes, o que devo fazer? Por isso, resolvi responder às principais questões em um só post.

Mas se restou alguma dúvida, é só me perguntar nos comentários e eu acrescendo na lista!


1.  O que são e como funcionam?

Os programas de milhagem são programas que visam a fidelização dos clientes, que ganham pontos (ou milhas) a cada trecho voado. Ao atingir uma determinada quantidade de pontos, é possível trocá-los por trechos aéreos. Alguns cartões de crédito também acumulam pontos para esses programas. Por isso, é importante conferir se seu cartão oferece esse benefício. Assim, você transforma os gastos do dia-a-dia em férias futuras, além de não precisar viajar sempre para acumular pontos!

No Brasil, os principais programas de milhagem são o Programa Smiles, da GOL/Varig e o Programa TAM Fidelidade. Mas existem alguns outros, como o Tudo Azul e o Programa Amigo, da Avianca/Ocean Air. É importante lembrar que o Programa TAM Fidelidade permite que você voe não apenas pela TAM, mas também em todas as companhias que sejam afiliadas à Star Aliance. Essa é uma grande vantagem desse programa, já que são ao todo 27 empresas aéreas afiliadas, e você pode usar as milhas TAM em qualquer uma delas! Para maiores informações, acesse o site da TAM ou da Star Alliance.

As demais companhias estrangeiras também oferecem seus programas individuais. Se você costuma viajar sempre com uma mesma empresa aérea, vale a pena se informar no momento da compra do bilhete ou pelo site da companhia.


2.  Como se inscrever?

Para participar dos programas de milhagem, é necessário se inscrever em cada um deles individualmente. Se cadastrar em todos eles pode ser um processo trabalhoso, mas vale a pena! Afinal, não custa nada e você pode acumular milhas em praticamente qualquer vôo! Para informações, acesse o site da companhia aérea desejada ou se informe no momento da compra do bilhete. Para acumular pontos com o seu cartão de crédito, informe-se junto à sua instituição financeira e veja se o seu cartão oferece esta vantagem.

Uma dica importante: se o seu cartão de crédito permite o acúmulo de milhas, não se esqueça de comprar a passagem aérea usando o cartão de crédito. Assim, você ganha em dobro: com as milhas de empresa aérea e com os pontos pela compra no cartão! Eu, sempre que possível, faço isso. É uma boa maneira de acumular milhas rapidamente!


3.  A partir de quantos pontos eu consigo trocar passagens?

Depende de cada programa. Muitas companhias fazem promoções, reduzindo a quantidade necessária de milhas para se efetuar a troca, principalmente em vôos nacionais ou pela América do Sul. Então, vale a pena ficar atento e conferir regularmente os sites das companhias aéreas. Em geral, para trechos internacionais dentro da América do Sul, a quantidade varia de 10 mil (no Smiles) a 15 mil (TAM). No caso da Azul, cada crédito equivale a R$ 1 e a partir de R$ 50 já é possível efetuar a troca por bilhetes.


4.  Como compro uma passagem utilizando milhas?

Normalmente, o procedimento é bem parecido com o da compra com cartão de crédito. Inclusive, é possível efetuar a compra pela internet ou telefone É rápido e fácil! Basta informar o número do cartão fidelidade e a senha fornecida pela empresa aérea.

Só não esqueça que a quantidade de assentos reservados às milhas é reduzida, então tente comprar com bastante antecedência!


5.  Tenho prazo para usar minhas milhas?

 Sim! Normalmente as milhas expiram após certo tempo. O prazo varia de acordo com cada programa. No Smiles, o prazo é de aproximadamente três anos. Na TAM, os pontos expiram após dois anos. Então, fique atento para não perder seus pontos!


6.  Faço viagens pela minha empresa. Posso acumular pontos no meu nome?

Pode sim! Não importa quem pagou a passagem, as milhas vão para a pessoa que utilizou o bilhete. Só não se esqueça de informar o número do seu cartão fidelidade no momento da reserva. Mas se você se esqueceu, não se preocupe: é possível também requisitar as milhas após a utilização do bilhete, pelo site da companhia. Mas há um prazo para a requisição, então não deixe para depois!


7.  Posso participar de mais de um programa ao mesmo tempo?

Claro! Não há qualquer exigência de exclusividade! Você pode e deve se inscrever em todos os programas. Mas tente voar sempre com a mesma empresa, assim que acumula milhas sempre em um mesmo programa e atinge mais rapidamente o número de milhas necessário para a sua viagem!


8.  Tenho muitos pontos acumulados. Posso doá-los ou vendê-los?

Não é possível doar ou transferir seus pontos para outra pessoa, mas é permitido emitir bilhetes em nome de terceiros. Infelizmente, também não é possível juntar seus pontos com os de outra pessoa.

Em relação à venda de milhas, legalmente ela não é permitida. Porém, há um enorme mercado paralelo de milhas e ele cresce a cada dia! Lá, não só é possível vender suas milhas, como também comprar milhas ou bilhetes emitidos com milhas. Mas essa é uma outra história que merece um post inteiro só para ela...



4 comentários:

  1. Olá, você poderia me ajudar? necessito trocar 100.000 de milhas da TAM por milhas do programa Advantage da American Air lines e não sei como proceder.
    Obrigada,
    Jussaraveloso@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jussara! Tudo bem? Antes de qualquer coisa, muito obrigado pela visita ao Cruzando Fronteiras! Espero ver você sempre por aqui!

      Sobre sua pergunta, eu ainda não usei milhas da American Airlines e não tenho informações sobre essa transferência (se é possível, como fazer, etc). Pesquisei um pouco na internet, e não consegui achar muita coisa em relação a uma parceria em TAM e American Airlines (no site das duas companhias não há nada sobre isso). Mas vasculhando a internet um pouco mais, achei um link que pode ser útil para você:

      http://passageirodeprimeira.com/2012/08/27/saiba-como-usar-seus-pontos-da-tam-para-voos-da-american-airlines/

      Caso não consiga ou não deseje seguir esse passo-a-passo, recomendo que você entre em contato diretamente com a TAM e pergunte sobre a possibilidade dessa transferência. Pode ser a maneira mais rápida de você se esclarecer sobre essa questão...

      Abraços e obrigado mais uma vez pela sua visita!

      Excluir
  2. Oi, gostaria de saber se tem onde eu olhar a quantidade de milhas que vou precisar pra viajar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Você pode conseguir essa informação no próprio site dos programas de milhagem, como o Smiles e o TAM Fidelidade....

      Abraços!

      Luiz

      Excluir