sexta-feira, 13 de maio de 2011

Planejando a sua próxima viagem: sites que podem ajudar

Está pensando em viajar nas suas próximas férias? Tem uma idéia de viagem, mas não sabe por onde começar a planejar? Gostaria de conhecer a Europa, mas não que ir em uma excursão, onde você será só mais um num grande grupo?

Muitas pessoas me pedem dicas sobre viagens independentes, perguntam sobre bons roteiros ou querem sugestões sobre os variados destinos. As dúvidas vão desde “para onde ir?” até “conhece um bom hotel nessa cidade?”. Como são poucos os destinos que visitei pessoalmente, a maioria das dicas que repasso vem de conhecimentos adquiridos em sites e fóruns sobre viagens. Nesses locais, com tempo e paciência, é possível obter a mais variada gama de informações e se preparar para qualquer viagem.

Antes de tudo, porém, é necessário decidir para onde ir. Em busca informações gerais, costumo entrar no site Wikitravel onde encontro dados sobre países, cidades e atrações. Em uma espécie de Wikipédia do turismo, os usuários alimentam as mais variadas dicas sobre todos os destinos turísticos possíveis. É um excelente lugar para se inspirar... e para matar o tempo também!

Um fator determinante ao me decidir por um destino é o preço das passagens aéreas. Para isso, costumo entrar nos sites Decolar e Submarino Viagens. Pesquisando por destinos e datas alternativas, procuro por descontos e bons negócios. Mas, atenção: às vezes é melhor comprar os bilhetes diretamente com as empresas aéreas. Então, após encontrar uma passagem no Decolar, entro no site da companhia aérea e busco o mesmo roteiro na mesma data. Isso pode representar uma boa economia! E você ainda tem a praticidade de lidar diretamente com a empresa, sem intermediários.

Com o destino escolhido e as passagens compradas, agora é hora de pensar no roteiro. Além do Wikitravel, bastante útil, vale a pena uma visita ao fórum da Lonely Planet, em inglês, ou ao site Mochileiros, para uma versão brasileira. Em ambos os sites você encontrará muitas dicas de pessoas que já estiveram no seu país de destino e podem te ajudar a planejar.

Com as cidades definidas, busque algumas sugestões de hotéis ou pousadas no site Tripadvisor, onde usuários cadastrados avaliam locais de hospedagem. Com dezenas ou centenas de críticas para cada hotel, a credibilidade de cada avaliação é bem grande, melhor até do que um guia de viagens, onde sua fica dependendo de apenas um ponto de vista. Então, anote as sugestões e leve-as com você, mesmo que decida não reservar a hospedagem com antecedência!

Além dos sites mencionados acima, sempre vale a pena comprar um guia de viagem e levá-lo na sua bagagem. Mesmo sendo imperfeitos, ajudam no planejamento e no dia a dia no exterior. Tanto ao procurar um restaurante ou hotel, quanto para conhecer mais sobre o seu destino. Em um próximo post, analisarei os guias disponíveis, apontando as vantagens e desvantagens de cada um. Fique atento!


5 comentários:

  1. Pra quem busca hostels, albergues e afins, a dica é o HostelBookers (www.hostelbookers.com.br), que não cobra nenhuma taxa de reserva!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Luiz,
    Meu nome é Gabriel e estou planejando uma viagem com minha esposa e meu filho de 8 anos. Queremos viajar agora em Março e não quero gastar muito, pois no final do ano iremos para New York. O que sugere?
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriel! Muito obrigado pela visita! Espero ver você sempre por aqui, hein! Quanto à sua pergunta, é difícil oferecer uma sugestão sem saber os seus gostos, preferencia, quantos dias você tem livres, para quais países você já foi, e quais deseja visitar. Normalmente, existem muitas opções baratas por perto, como o Peru (e Macchu Picchu), a Colômbia e a Argentina. Mas, com mais informações, a gente poderia pensar melhor em um roteiro.. se quiser, me manda um e-mail com mais dados, que eu te responderei o mais rápido possível. Abraços! Luiz.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luiz.

    Acredito estar há cerca de três horas "passeando" por seu blog. Uma viagem! Parabéns! Voltarei sempre.
    Abraço,
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, muito obrigado pela visita! Fico muito feliz que tenho gostado e espero ver você sempre por aqui! Os últimos dias têm sido de uma grande correria, com o preparativo final para a viagem. Por isso, acabei não atualizando o blog nessa semana. Mas eu tento postar sempre novidades, dicas, relatos, etc. Então, não deixe de nos visitar! Abraços!

      Excluir