domingo, 22 de maio de 2011

Dica de Leitura V - Hans Staden


O livro de Hans Staden é um grande clássico da literatura histórica. É o primeiro grande relato sobre o Brasil do séc. XVI e pode também ser considerado um dos primeiros relatos de viagem passados em terras brasileiras. É um livro relativamente curto e de fácil leitura, relatando viagens e aventuras ultramarinas, naufrágios, selvagens, luta pela sobrevivência e canibalismo.
O livro relata as aventuras de Hans Staden em terras brasileiras. Ele foi um aventureiro mercenário que passou por duas vezes pela América Portuguesa no início do séc. XVI, onde teve a oportunidade de participar de combates nas Capitanias de Pernambuco e São Vicente, além de ter sido capturado e feito prisioneiro pelos índios da região. Em seu tempo no cativeiro, relatou os costumes e a vida dos habitantes nativos. Para os estudiosos, a obra contém informações de interesse antropológico, sociológico, lingüístico e cultural sobre a vida, os costumes e as crenças dos indígenas do litoral brasileiro na primeira metade do século XVI.
Essa edição, com tradução de Pedro Süssekind, possui ilustrações originais e uma leitura bastante agradável. Considero este um livro fundamental para todos os amantes de livros de aventura. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário