sexta-feira, 27 de maio de 2011

Dica de Filme V - Buena Vista Social Club (1999)

A cultura cubana sempre esteve diretamente ligada à música e à dança. Sendo assim, nada melhor do que um belo documentário sobre os principais músicos cubanos contemporâneos para nos fazer conhecer melhor a vida do povo de Cuba.

Buena Vista Social Club é um documentário de 1999, produzido na Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Cuba e França, com roteiro e direção de Wim Wenders. Retrata com maestria (e um cenário musical de primeira) a vida de um grupo de artistas cubanos que durante muitos anos viveram no ostracismo, muitos deles sem tocar seus instrumentos por mais de dez anos.

Em 1996, o produtor musical Ry Cooder viajou a Havana com a expectativa de encontrar artistas cubanos e reuni-los para a gravação de um disco. Entre eles estavam Ibrahim Ferrer, Compay Segundo, Omara Portuondo, Eliades Ochoa, Faustino Oramas e Rubén Gonzáles. Foi gravado, assim, o disco que dá nome ao filme e cujo título é uma referência a uma antiga cada de shows localizada em Havana, fechada nos anos 50.

Esse filme é imperdível para todos aqueles que gostam de música latina e para aqueles que desejam conhecer melhor a vida e a cultura de Cuba. Recomendado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário