terça-feira, 17 de maio de 2011

Dica de Filme IV – Quem quer ser um milionário? (2008)

Indicado a 10 Oscars e tendo vencido oito deles, incluindo o de melhor filme, diretor e roteiro, Slumdog Millionaire, no original, foi um grande sucesso de público e de crítica. Muitos de vocês já devem ter assistido a esse filme, inclusive. Mas essa produção inglesa de 2008, dirigida por Danny Boyle e baseada no livro "Q & A" do autor indiano Vikas Swarup é um obra imperdível.

Rodado na Índia, o filme conta a história de Jamal Malik (interpretado por Dev Patel), um jovem morador das favelas de Mumbai que aparece na versão indiana do famoso programa de televisão “Quem quer ser um milionário”. Partindo desse enredo, o filme retrata de forma cruel a realidade indiana, com sua miséria, violência e abuso infantil. Tudo isso envolto em uma gigantesca metrópole com mais de 20 milhões de habitantes. Apesar do cenário pesado, o filme encontra espaço para um pouco de humor e tem, ao fundo, uma bela história de amor.

Esteticamente, destaca-se o visual de cores saturadas, a câmera veloz e inquieta e a montagem perturbadora, que podem fazer com que os espectadores recordem o sucesso nacional Cidade de Deus, de estética bem parecida (com direito inclusive a uma nova versão da cena da galinha correndo pelas vielas da favela).

Vale também lembrar que o diretor Danny Boyle já participou de outras produções brilhantes, como Trainspotting (1996) e Cova Rasa (1994), duas obras excelentes que também merecem ser assistidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário