quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dica de Filme III - A Caminho de Kandahar (2001)

Dando continuidade à nossa série de filmes relacionados à viagem ou que retratem de forma interessante os diversos povos e culturas, trago mais uma sugestão para esse fim de semana: A Caminho de Kandahar (2001).

Entitulado Safar é Ghandehar no original, é uma co-produção iraniana e francesa, dirigida pelo iraniano Mohsen Makhmalbaf e que se passa no Afeganistão durante o domínio do Talibã.

O filme conta a história de Nafas (bela atuação de Niloufar Pazira), uma jovem afegã que fugiu de seu país em meio à guerra civil do Talibã e trabalha como jornalista no Canadá. Sua irmã mais nova, que ficou no Afeganistão, um dia lhe envia uma carta avisando que irá se suicidar antes da chegada do próximo eclipse solar. Nafas resolve retornar ao Afeganistão a fim de tentar salvá-la.

A produção foi apresentada no Festival de Cannes em 2001, porém foi recebida sem muito entusiasmo. Após o atentado às Torres Gêmeas e com o subseqüente foco mundial no Afeganistão, ganhou muito mais destaque. A obra acabou recebendo o Prêmio Frederico Fellini, oferecido pela UNESCO.

Com apenas 85 minutos de duração, e com um ritmo narrativo um pouco lento, pode não agradar a todos. Entretanto, pela forma suave com que retrata a cultura afegã, o filme se torna bastante interessante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário