terça-feira, 19 de abril de 2011

Dica de Leitura - No Coração da África


Antes de postar a segunda parte do relato da minha viagem ao Marrocos, trago uma sugestão de leitura para todos aqueles que são apaixonados por livros de viagens e aventuras.
O livro se chama “No Coração da África” e foi escrito por Martin Dugard. Conta a famosa história de David Livingstone, um dos maiores exploradores britânicos, e que foi o primeiro homem a atravessar o continente africano. Durante uma de suas viagens, ele desapareceu. Henry Stanley, um jovem jornalista, embarcou para o Continente Negro com a missão de resgatar o lendário aventureiro.  
A viagem que encantou os ingleses de seu tempo, ainda hoje exerce considerável fascínio. Para contar essa história, o também aventureiro Martin Dugard leu diários não-publicados, fuçou jornais da época e teve acesso a diversos arquivos da Real Sociedade Geográfica Britânica. Dugard visitou, ainda, as savanas africanas e outros locais relacionados às aventuras de Stanley e Livingstone. O resultado mescla pesquisa detalhada ao ritmo de um grande romance de aventura, recriando toda a dificuldade que natureza e homem colocaram no caminho dos dois. O autor enfatiza, ainda, as respostas de Stanley e Livingstone à África - enquanto o primeiro combatia utilizando a força e esperava vencer as adversidades apenas com a sua férrea vontade, Livingstone preferia uma abordagem mais espiritual e enfrentava dureza com paciência e humildade.
No geral, este é um excelente livro, que merece ser lido. Eu li e recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário